Topo

Testamos: ativador de cachos elimina frizz e modela fios sem endurecer

Izabel Oliveira

do UOL, em São Paulo

15/07/2013 07h10

Quando pensamos em cabelos cacheados, temos a ideia de que as mechas são difíceis de domar, de que fios mais grossos são opacos, enquanto os fios finos armam facilmente. Mas para manter controle sobre os cachos e criar o aspecto de fios sedosos, não é preciso apelar para a escova ou prancha. De acordo com visagista Luiz Cintra, do Salão Emília Borges, em São Paulo, é preciso encontrar o produto certo para as características de cada cabelo. “Não é apenas um produto mais caro que vai ajeitar as mechas. É preciso identificar aquele que dá liga aos fios, que contribui na eliminação do frizz e modela o cacho para que ele fique bem definido e macio”.

Entre as opções disponíveis no mercado, há ativadores de cachos em creme, mousse e spray líquido, mas na hora de aplicar o produto, a recomendação é igual para todos. “Divida o cabelo em mechas e aplique o cosmético em cada uma, dando leves sacudidas nos fios para que possa fazer efeito. Também é importante evitar passar os dedos entre as mechas, com se quisesse desembaraçá-las, assim a forma dos cachos se mantém”, explica o cabeleireiro. Para conter o volume e ajudar na formação dos cachos, amasse as mechas sem bater, indica o profissional.

Luiz também sugere o uso do difusor com o secador de cabelo em uma potência mais baixa para evitar o frizz, e, ao desembaraçar as mechas, procure usar uma escova de plástico em vez do pente.