Topo

Nova onda: óleos pré-xampu tratam e evitam a quebra dos fios

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 07h10

Que atire o primeiro frasco vazio quem nunca usou óleo de argan para deixar os cabelos macios e brilhantes. Desde que surgiu no mercado, o item de beleza “tem-que-ter” fez a cabeça das mulheres em busca do cabelo perfeito. Alguns anos se passaram, e a tecnologia se aprimorou. Surgiram novos ativos e modos de utilização.

Como o Brasil é um país quente e, geralmente, as mulheres têm tendência a oleosidade na raiz e lavam os fios com frequência, cabeleireiros inventaram um macete para evitar o ressecamento causado pelo uso excessivo de xampu: aplicar o óleo antes da lavagem, para proteger as madeixas ressecadas. O que começou como um simples truque virou tendência. Tanto que começam a despontar no mercado os primeiros produtos feitos especificamente para uso pré-xampu, caso das marcas Kiehl’s, Alfaparf, Elsève, Leonor Greyl e De Sírius, entre outras.

Justificativa
“A função do óleo antes da lavagem é amolecer essa estrutura enrijecida da fibra daqueles fios bastante ressecados”, explica o cabeleireiro Sergio G, do Studio W Higienópolis, em São Paulo. Segundo o profissional, em madeixas muito danificadas, o xampu aumenta a possibilidade de quebra, já que sua função é limpar e retirar a oleosidade. “O óleo aplicado anteriormente torna o cabelo maleável e reduz o atrito fio-a-fio”, afirma.

Na prática
De acordo com o cabeleireiro Valdir Machado, do salão Lady&Lord, em Curitiba, o ideal é utilizar o óleo ainda nos cabelos secos. “Se molhados, o fio não absorve tão bem devido a umidade”, diz. Ele também indica aplicar apenas no comprimento e pontas.  “A raiz deve ser evitada”, ensina. Isso porque o couro cabeludo já possui sua produção natural de oleosidade.

Já Sergio G revela seu segredo na aplicação: “Não se deve passar o óleo todo de uma vez, pois ficará apenas na parte de cima”. Por isso, ensina a dividir as madeixas em quatro (lateral esquerda, direita, nuca e topo) e usar a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos para cada seção. “Pode passar o óleos de 5 a 10 minutos antes de lavar. Ele absorve com rapidez”, diz.

Por fim, Sergio destaca que apenas cabelos danificados precisam dessa tática. “O óleo é um tratamento para a cutícula ressecada, não se deve usar indiscriminadamente, em todos os tipos de cabelo. Apenas naqueles que carecem de hidratação”, afirma. Ele também alerta: “Deve-se ter cuidado com o óleo de argan em cabelos descoloridos, puxando para o platinado, pois, com o tempo, a pigmentação dourada pode prejudicar o tom, dando uma tonalidade alaranjada. Falo com conhecimento de causa, já vi muito isso acontecer”, ressalta. Caso ocorra, uma solução pode ser o uso de xampus com pigmento violeta, para amenizar o amarelado dos fios.