Topo

Cosméticos "detox" purificam e rejuvenescem; entenda

Limpeza profunda é uma das promessas dos cosméticos detox - Thinkstock
Limpeza profunda é uma das promessas dos cosméticos detox Imagem: Thinkstock

Mayara Alves

Do UOL. em São Paulo

07/08/2013 07h10

Certamente, você já deve conhecer as dietas "detox", que livram o organismo das toxinas, do inchaço e, de quebra, de alguns quilinhos. Mas você sabia que essa desintoxicação também pode servir – e muito – como uma aliada para a sua beleza? Pois é, fazer uma limpeza profunda na pele e no cabelo pode trazer efeitos como rejuvenescimento e controle da oleosidade. Por isso, aos poucos a indústria cosmética começa a mostrar seus primeiros lançamentos de cosméticos com a proposta.
 
Pele detox

No dia a dia, sabonetes e géis de limpeza especiais para o rosto já são rotina certa para uma pele saudável e bem cuidada. Mas, para dar uma ajudinha extra e limpar de vez todos os resíduos que teimam em não ir embora, tratamentos e produtos detox são aliados. “Eles promovem a remoção de toxinas e mobilizam também as células de defesa natural para a superfície da pele, levando suas proteínas que são capazes de degradar elementos externos que promovem o envelhecimento celular, como exposição solar, fumo, álcool e poluição”, explica Adriano Almeida, dermatologista, tricologista, diretor das Sociedades Brasileira do Cabelo e de Dermatologia Clínico Cirúrgica. O resultado? Melhor tônus, hidratação, textura e elasticidade da pele.

Mas o "detox" não para apenas na hora da limpeza. Existem também hidratantes com este efeito, que, além de cumprirem sua função, trazem ação anti-idade, que combate o envelhecimento precoce. “Eles fazem uma varredura dos radicais livres, deixando a pele mais jovem e revigorada”, conta Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. O melhor é que podem ser usados por todos os tipos de pele. Isso porque eles não têm nenhum ativo que pode ser irritativo à pele, como os produtos focados no rejuvenescimento podem ter. Vale apenas ficar de olho no veículo. Se tiver pele oleosa, texturas leves, como séruns, são as mais indicadas. Já para peles secas, os cremes estão liberados. E podem ser usados diariamente. “Como qualquer outro cosmético, hidratantes detox devem ser usados de uma a duas vezes por dia. Caso você use um ácido noturno, o detox pode ser usado pela manhã. Se o uso do detox for exclusivo, pode usá-lo à noite também”, aconselha Adriano Almeida. Só não pode esquecer da proteção solar, ok?

A maioria dos tratamentos são feitos no rosto, mas há também opções para o corpo, que proporcionam os mesmos resultados de melhoria da qualidade da pele e de prevenção do envelhecimento precoce. Algumas vezes, os produtos são aliados a massagens corporais que, além de agir eliminando as toxinas da pele, também melhoram a circulação, amenizam problemas de retenção de líquidos e varizes e combatem a celulite e a gordura localizada. Entre as principais substâncias usadas em produtos detox para a pele, estão: vitamina C, vitamina E, chá verde e resveratrol. “Há também produtos desintoxicantes para serem usados em olheiras, com chá verde, que tem atividade anti-inflamatória e ativa a microcirculação”, conta Silvia de Mello.

Detox capilar
Condicionador, máscara, leave-in, protetor térmico, selador de cutícula, óleo hidratante.... Na rotina de qualquer mulher, estão inclusos uma infinidade de produtos para cuidar dos cabelos. Sem contar, é claro, de agressões como sol, praia, piscina, poluição, etc. Com tudo isso, às vezes, é preciso dar aquela renovada e investir em uma desintoxicação. “Um tratamento detox remove resíduos de poluição, cloro, sal, cosméticos e químicas, que se acumulam nos fios e não saem com as lavagens habituais. Essa sobrecarga de impurezas compromete o balanço e a aparência dos cabelos”, conta Lela Athanasia, terapeuta capilar do Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

Além da limpeza, segundo Lela, xampus "detox" estimulam também o bom funcionamento das glândulas sebáceas, resolvendo problemas como oleosidade, caspas e dermatites. “As cutículas ficam flexíveis e voltam a abrir e fechar, facilitando a lavagem e dificultando a retenção de impurezas causadoras da oleosidade”, explica Lela. Outros benefícios do "detox" são a volta do brilho e da vitalidade dos fios. Bruno Moura, terapeuta capilar do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, conta que ele também ajuda no crescimento dos fios e pode ser um aliado para quem faz progressiva. “Por abrir as cutículas e retirar o excesso de químicas, ele diminui aquele efeito mais rígido que a progressiva pode deixar nos fios, deixando um resultado mais natural”, explica. Por isso, se você prefere manter o mesmo efeito liso do conquistado com o procedimento, evite usar xampus "detox".

Segundo o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, o uso do xampu detox também proporciona o rejuvenescimento capilar, já que tem ação antioxidante e combate os radicais livres. Mas, apesar de todos os benefícios, ele não pode ser usado todos os dias. “O ideal é uma vez por semana para não enfraquecer os fios, já que ele é um tratamento. Além de remover as impurezas, essa limpeza profunda retira também alguns nutrientes. Por isso que é importante repor os agentes nutritivos perdidos”, alerta Lela Athanasia. A dica é fazer uma boa hidratação em seguida do detox. Agora, você deve estar se perguntando qual a diferença de um xampu antirresíduos para um xampu detox, certo? “O detox é um antirresíduos com maior potência. Ele promove uma limpeza que vai desde o couro cabeludo até as pontas dos fios, retirando qualquer impureza que possa existir”, explica Bruno Moura.