Topo

Produtos cremosos e toque de glitter são tendências das passarelas de NY

Geovanna Morcelli

Do UOL, em Nova York*

13/09/2013 07h00

A semana de moda de Nova York é responsável por abrir o calendário de desfiles da temporada e, além de começar a apontar as tendências de moda que devem chegar às vitrines de lojas de todo o mundo, dá indicativos das novidades que ditarão os rumos da beleza na próxima estação. Nos desfiles que aconteceram na última semana - entre 5 e 12 de setembro - alguns destaques foram notáveis, como a valorização de maquiagens com tons neutros e naturais conquistados, em sua maioria, com produtos cremosos, sombras com acabamento de gloss, toques de cor focados em um único ponto do rosto - como no batom - e um novo uso de produtos com glitter.

Neutros e cremosos
Quase unanimidade nos bastidores da temporada, os produtos cremosos apareceram em versão blush e sombra, principamente em tons neutros - como marrons e pêssegos - proporcionando um acabamento natural à maquiagem. "Os produtos cremosos surgem criando camadas; blush cremoso, batom como blush, batom como sombra, produto cremoso é uma obsessão do momento", diz a maquiadora Fabiana Gomes, que assinou em Nova York a beleza da Osklen.

A sugestão de Fabiana para quem quer aderir ao look em cidades de clima quente e úmido é deixá-los restritos a pontos focados, como na pálpebra e como iluminador. Outra dica de ouro é prestar atenção no preparo da pele e na escolha da base, evitando produtos muito emolientes e hidratantes, que podem  prejudicar a aderência dos produtos cremosos que vêm a seguir.
 
Para o maquiador Phillipe Chansel, responsável pelo look do desfile de Alexandre Herchcovitch, a melhor saída ficar de olho na formulação e escolher sombras cremosas que venham em potinhos, que tendem a ter fórmula mais volátil, que seca em contato com a pele, evitando que borrem ou craquelem ao longo do dia.

Brilho molhado nas pálpebras
Seguindo ainda a tendência dos produtos cremosos, as sombras ganharam o acabamento de gloss, com brilho molhado, quase plastificado, dando uma nova opção de textura para a maquiagem. Para conseguir o efeito, experimente aplicar uma fina camada de hidratante labial após colorir os olhos, assim o acabamento fica com a textura desejada, mas sem escorrer ou ficar pegajoso como quando se usa um gloss incolor.

Tons pastel
"Tem algo de pastel acontecendo", acredita o maquiador Phillipe Chansel sobre um das tendêcias da temporada. Ele revela que esses tons podem ser suaves - pense em cores como de algodão doce, como o azul suave da sombra do desfile de Badgley Mischka e o rosa pálido das bocas de Carolina Herrera  - assim  como as mais vibrantes, claras porém com um toque de neon - como os batons rosa e violeta escolhidos por Charlotte Tilbury para o desfile de Prabal Gurung. A maquiadora, aliás, que apostou nestes batons para criar um ponto de cor focada no centro do rosto.

Glitter
Apesar de não ter aparecido em muitos desfiles, o brilho do glitter chamou a atenção na passarela da ICB, levantando uma proposta que deve ser reforçada nas próximas semanas de moda em Paris, Londres e Milão. Para Fabiana Gomes, a maneira mais moderna de usar a tendência é descomplicando a aplicação, desmontando o quebra-cabeça que normalmente faz parte de uma maquiagem tradicional e cheia de elementos e cores, deixando o glitter isolado e concentrado em apenas um ponto do olho, como no canto interno que foi a forma apresentada no desfile da ICB. "Deixe o show todo com o glitter, assim fica mais moderno e mais chique também", aconselha.

Cílios: ou tudo, ou nada
Diane Kendal, responsável pelo visual com inspiração na modelo Twiggy do desfile de Carolina Herrera, acredita que os cílios voltam a entrar em evidência na próxima temporada - na beleza em questão ela usou postiços em tufos, tanto em cima, quanto junto aos cílios inferiores. Já Fabiana Gomes destaca que os desfiles mostraram duas vertentes bem definidas: cílios completamente sem máscara - como no look que leva sua assinatura para a Osklen e também no visual dos desfiles de Peter Som e Noon by Noor - quanto os bem definidos, como em Zac Posen, Alexandre Herchcovitch e Donna Karan.

Delineador discreto
Depois de algumas temporadas em quem traços gráficos e marcantes de delineador foram quase que uma unanimidade, os desfiles de Nova York apontaram uma revalorização dos traços comedidos, discretos, rentes à linha dos cílios apenas para dar definição ao olhar, sem nem ao menos puxar o gatinho característico do visual sessentinha. O visual apareceu em looks importantes da temporada, como na maquiagem de bailarina de Zac Posen, no look de Carolina Herrera e também complementando a maquiagem do desfile da Badgley Mischka. Outra sugestão vinda das passarelas para um efeito mais sutil é substituir o tradicional traço preto por um marrom, como no look da marca Prabal Gurung.

Pele transparente
Já não é de hoje que as passarelas trazem modelos com a pele corrigida de forma transparente, sem  qualquer indício de base. Para conseguir esse efeito, os maquiadores apostam em bases de fórmulas leves, à base d'água, ou mesmo apenas na correção pontual feita com corretivo e muita hidratação. O pó facial aparece aplicado apenas no centro do rosto para controlar o brilho excessivo.

*A jornalista viajou a Nova York a convite da M.A.C Cosmetics