Topo

Cortes da estação: veja tendências para curtos, médios e longos

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

16/09/2013 07h10

Com o inverno chegando ao fim,  é tempo de guardar a chapinha na gaveta e abusar de musses e sprays de brilho. Como em toda primavera/verão, a temporada pede cabelos soltos ao vento, com cortes que ressaltem o estilo natural. Entretanto, há algumas mudanças para 2014. Madeixas muito longas e franjinhas na testa, por exemplo, ficam para trás.

Segundo o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair, em São Paulo, o hit das estações quentes será o “surfer hair”, corte longo com repicado que começa na altura do queixo. “É usado com a risca no meio, com um franjão volumoso, e repicado que começa na altura do queixo. A base dele é arredondada. Segue aquele estilo “rica”, “cabelão Malibu”, como o das tops Gisele Bündchen e Alessandra Ambrósio”, explica Marco.

Eron Araújo, do Blend Your Mind, em São Paulo, também aposta neste visual. O cabeleireiro afirma que as camadas são mais encorpadas e desfiadas nas pontas. “Esse corte funciona para cabelos volumosos e também para os mais finos, que é o caso da Sarah Jessica Parker”, afirma. O cabeleireiro Edson Freitas, do Edson Freitas Haute Coiffeur, do Rio de Janeiro,  aponta uma opção para quem prefere o comprimento mais curto. “Sai aquele longo Rapunzel e entra um cabelo de até 4 dedos abaixo dos ombros. Ele é mais prático e elimina as pontas danificadas por coloração, mechas e chapinha”, diz Edson.

Nem curto, nem longo

Os cortes médios estão ganhando cada vez mais adeptas e surgem em um estilo moderno e despojado, na altura do ombro, com uma pontinha levemente mais comprida na frente, a nuca cheia e repicada. “A Beyoncé acabou de fazer esse corte um pouco mais curto e a top Aline Weber também está usando. Ele é prático e combina com a estação, principalmente se usado bem amassado, com aquela cara de dia seguinte, de quem acabou de acordar”, diz Marco Antônio de Biaggi.

Este visual pede franja longa e arredondada. “É a franja “baby look”, como a da Brigitte Bardot e da Kate Moss, que dá para prender em um rabo de cavalo. Fica lindo para o verão”, completa Marco. Entretanto, é preciso ter certo cuidado pois não combina com todos os tipos de rosto. Quem tem a face quadrada ou alongada, pode apostar sem medo. “As mulheres com o rosto arredondado devem usar uma franja cuja altura fique entre a ponta do nariz e os olhos. Ao cair de lado, ela dará estilo e volume, suavizando o rosto redondo”, ensina Edson Freitas.

Joãozinho repaginado

A tendência predominante para os curtos é estilo “boyish”, bem batido na nuca e com a franja e o topo um pouco mais longos. “É um visual quase masculinizado, a mulher deve ter um rosto muito feminino para usar. Se for quadrado, deve caprichar nos acessórios e sair sempre muito bem produzida, para contrabalancear”, explica Eron Araújo. Além desse corte, Edson Freitas também acredita que o visual assimétrico – com laterais em comprimentos diferentes – irá despontar. “É como o cabelo da Letícia Sabatella. A moda cabelo lá fora indica essa tendência”, afirma.