Topo

Bebidas da beleza são práticas e prometem pele e cabelos bonitos

Chás, sucos e drinques potencializam hábitos saudáveis e auxiliam a beleza - Thinkstock
Chás, sucos e drinques potencializam hábitos saudáveis e auxiliam a beleza Imagem: Thinkstock

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 07h10

Maquiagem, cremes e tratamentos estéticos fazem parte de uma rotina para manter um visual impecável. Contudo, a beleza também vem de dentro e uma boa alimentação é fundamental. Porém, aliméticos e nutricosméticos aparecem para dar aquele empurrãozinho extra e a novidade do setor são bebidas que ajudam na busca por uma pele mais lisa, atuam na prevenção de rugas e prometem fortalecimento de unhas e cabelo. Alguns chás, sucos e drinques ainda contribuem para a melhora da silhueta, eliminando toxinas e acelerando o metabolismo.

De acordo com a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo, esse tipo de produto está em alta por trazer benefícios a quem tem dificuldade de manter uma alimentação saudável e pela praticidade de ingestão. O fácil acesso também ajuda no consumo dessas bebidas, pois não há necessidade de prescrição médica, segundo a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo. Para ela, as bebidas detox ou que pregam a absorção de vitaminas pelo organismo devem ser consumidas de acordo com uma dieta indicada por um profissional. “Uma bebida detox fará parte de um cardápio para quem está acima do peso e vai passar por um processo de desintoxicação. Não adianta uma pessoa magra consumir esse tipo de produto pensando que vai perder alguns quilinhos”, explica.

O nutrólogo e dermatologista Valcinir Bedin, de São Paulo, chama atenção para uma combinação, na qual uma boa noite de sono, dieta equilibrada e exercícios físicos devem ser seguidos para potencializar o uso das bebidas da beleza: “O efeito desejado não será alcançado sem uma atitude saudável”, explica. Também é preciso atenção em relação à quantidade ingerida. “Beber mais de um litro por dia desses produtos pode prejudicar a saúde, causando gastrite e má digestão”, afirma o médico. Por isso, é importante seguir a recomendação de uso de cada produto e, em caso de dúvidas, procurar um profissional.

A seguir, veja o guia de compras e benefícios de cada produto disponível no mercado brasileiro.