Topo

Maquiador libanês faz sucesso com seus antes e depois surpreendentes

Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 14h19

Você pode não reconhecê-lo pelo nome, uma típica combinação libanesa, mas se é realmente ligada ao universo da beleza, já viu uma das muitas montagens fotográficas que ele posta em suas mídias sociais oficiais. Isso porque elas têm grande repercussão e são compartilhadas em larga escala pelas amantes de maquiagem. Profissional de beleza há quase duas décadas, Samer A. Khouzam, natural de Beirut, é famoso por suas transformações radicais de visual utilizando apenas produtos e acessórios de beleza. Isso mesmo, ele faz  com base, pó, corretivo, blush, lápis e outros queridinhos da nossa nécessaire, verdadeiras mudanças de deixar qualquer uma de queixo caído.

Veja abaixo uma entrevista exclusiva com Samer, que nos revelou segredos técnicos de seu trabalho, uso de Photoshop e beleza brasileira.

Como começou seu interesse pela maquiagem?
Sempre foi um hobby, não saberia nem lhe precisar quando foi o início exato. Comecei como brincadeira, testando produtos em amigas e parentes, até  começar a ser chamado para ajudá-las a se preparar para festas e eventos na casa delas.
Depois progrediu, tornou-se minha profissão e viajo o mundo por conta dela.

Onde costuma atender seus clientes? Ainda vai à casa delas?
Hoje eu tenho meu próprio salão de beleza, que fica em Beirut. O espaço é mais adequado e confortável para recebê-las.

Que tipo de mulher procura o seu trabalho, uma maquiagem tão específica e trabalhosa?
Eu acho que todas as mulheres que buscam glamour e querem uma beleza. Tento mostrar que aquela mulher que ela sonha em ser, simplesmente está ali, dentro dela. Eu tento fazer com que cada mulher alcance sua autoestima e o gosto por quem ela realmente é. A maquiagem apenas ajuda, não a transforma em nada que ela não seja.

  • Divulgação

    Maquiador libanês Samer A. Khouzami


Como funciona o seu processo criativo, o passo a passo do seu trabalho?
M
inha maquiagem tem passos definidos. O ponto de partida é a limpeza do rosto, fundamental, e em seguida uso o primer direito na pele, para que a face ganhe uniformidade e esteja livre para a coloração.  Depois dessa preparação da pele, parto para a marcação dos contornos, seja para suavizar ou reforçar os traços. Em seguida, é hora de brincar com a composição dos olhos,  escolher o blush que mais combina com aquelas cores e finalmente finalizar com a escolha do que vamos usar nos lábios.

 

Você tem algum ídolo nesta de beleza?
Sigo um monte de bons maquiadores que trabalham ao mundo e busco inspiração em todos. Assim minha mente e minha criatividade, com um pouco de cada um deles. Faço esse exercícios de pesquisa diariamente, assim conheço gostos e estilos das mulheres em todos os cantos.

Em que momento você começou a mostrar seu trabalho na internet e suas atualizações começaram a lhe trazer fama?
Eu sinto que as mídias sociais são uma grande ferramenta de exibição. Eu não preciso estar no mundo inteiro para que o mundo inteiro conheça minha arte. Eu só preciso estar na internet. Foi a maneira que encontrei de começar, pois hoje tenho a oportunidade de estar com mais e mais pessoas em outros cantos. Eu comecei no Facebook , mas confesso que ainda não sei dimensionar o impacto que tenho nele, porque a internet não tem limites!
Eu não imaginava, por exemplo, que alguém no Brasil me conhecesse, pois eu nunca estive aí. Isso é ótimo!

Mas você conhece algo sobre a beleza brasileira?
Sei apenas o que me contam, que no Brasil há mulheres belíssimas, que gostam e consomem muita maquiagem. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de visitar vocês, mas espero ir um dia e conhecer os produtos e técnicas que usam por aí.

Quem são as meninas que você escolhe para transformar com maquiagem e mostrar na internet?
São pessoas aleatórias, de clientes a modelos. Tento mostrar a variedade de estilos e aparências em que a maquiagem pode ser reveladora. Postando essa diversidade, acho que as pessoas veem mais do que um estilo, veem possibilidades. Eu gosto do fato de postar essa variação, para mostrar Às clientes que elas são bem-vindas no meu salão, quem quiser.

Para você, qual a importância da maquiagem na vida de uma mulher?
Maquiagem é muito importante pois funciona como recursos que a mulher tem para fazer transparecer a sua beleza. Se feita corretamente, pode transformá-la e ajudá-la a olhar o seu melhor.

A maquiagem ultrapassou barreiras e vemos marcas como Tom Ford e Marc Jacobs criando cosméticos masculinos. Você já maquiou um homem?
Sim, inclusive em uma campanha própria que fiz, para divulgar meu trabalho! Eu tive essa chance e pensei: "Por que não?".  Acredito que a beleza é para todos. Quem não gosta de se deparar com algo belo? Todos nós!

Você conseguiria eleger um produto, entre tantas opções de maquiagem, que seja o seu favorito?
Na verdade, e
u misturo muitos produtos até chegar ao que eu acho que seria perfeito para a cliente. Talvez este seja um dos meus "segredos". Tenho algumas dessas misturas que seriam as minhas preferidas.
Mas, se for para escolher um único produto, talvez o primer. Sou apaixonado por peles bem feitas e elas, para mim, são o sucesso de uma produção.

Mais algum segredo sobre preparar a pele que você poderia nos revelar?
Seguindo o mesmo pensamento das misturar, acho que por mais que tenhamos uma gama enorme de cores de bases em diferentes marcas, é muito difícil achar o seu tom exato de pele. Cada mulher tem uma cor específica e quase nunca vejo uma base pronta que fique perfeita. Por isso, sempre indico que você misture três ou mais bases em um recipiente antes de aplicar. Vá testando até achar sua cor. Vai por mim, você vai amar o resultado!

Você usa, ou já usou, qualquer tipo de tecnologia para alteração das imagens? Ou as mudanças são mesmo apenas maquiagem?
É possível sim chegar a um resultado 100% usando apenas maquiagem
, se ela for bem feita. Temos hoje muitos ensinamentos sobre como usar cada produto e técnicas bastante avançadas. A perfeição não precisa de Photoshop. Mas, às vezes, ele pode ser útil e eu não o descarto, só não tenho esse hábito porque realmente não acho necessário.