Topo

Homens: assumir grisalhos está na moda; cuide do cabelo e da barba

Ben Affleck, George Clooney e Bruce Willis: galãs de Hollywood e seus fios grisalhos - Getty Images/Montagem/UOL
Ben Affleck, George Clooney e Bruce Willis: galãs de Hollywood e seus fios grisalhos Imagem: Getty Images/Montagem/UOL

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 07h10

Colorir os grisalhos faz você lembrar daquele visual exagerado, caricato até, no tom preto ou acaju? Está na hora de atualizar seus conceitos. Hoje, além dos homens assumirem os grisalhos, visual considerado sexy, eles ainda têm o direito de controlar a quantidade de brancos que querem na cabeça. Ou seja, dá para manter o charme de um George Clooney sem envelhecer ou ficar com cara de “acabei de tingir os meus cabelos”. E, para quebrar a banca, o look pode ganhar um charme extra ao adicionar uma bela barba, que tanto faz sucesso com as mulheres.

Não é difícil aderir ou se adequar à tendência. Cada vez mais, a indústria da beleza investe em produtos exclusivamente masculinos. “Há muitas novidades para cabelo de homem que não deixam o famoso tom acaju Silvio Santos acontecer”,  afirma o cabeleireiro Rodrigo Lima, do Circus Hair, em São Paulo. Segundo Rodrigo, o foco atual da coloração masculina é deixar fios cinza escuro e não preto ou marrom. “A ideia é disfarçar e nunca cobrir todos os brancos”, explica. Nos salões de beleza, a técnica mais usada é o reflexo invertido ou luzes invertidas, que escurece alguns fios de forma natural e discreta, reduzindo a quantidade de brancos e respeitando a cor predominante nos cabelos.

O cabeleireiro Evandro Angelo, do C.Kamura, em São Paulo, afirma que o importante é buscar um equilíbrio das cores: “Vale manter de 50% a 60% de brancos em casos de quem já chegou no branco total, por exemplo”. Já para aqueles que têm apenas manchas brancas em pontos específicos do cabelo, Evandro indica o serviço de tonalização. “Vale aplicar somente na região afetada. O retoque pode ser feito de uma a duas vezes por mês”, ensina.

Para evitar o amarelado causado por fatores externos como poluição, nicotina e ação do tempo, aposte no uso de xampus e máscaras desamareladores, também chamados de silver. “Use uma vez por semana para quebrar o amarelado. Se persistir, pode aumentar para duas vezes”, diz Evandro.

Corte ideal

Claro, o grisalho pode envelhecer a aparência. Por isso, é preciso ter cuidado com o corte de cabelo.  “A nuca e as laterais raspadas são sempre bem vindas. Se quiser topete ou franja, use desfiado para ter movimento e modele para garantir o efeito desejado”, opina Evandro Angelo. Neste caso, o cabeleireiro acredita que é preciso ter 50% dos fios grisalhos. Rodrigo Lima ressalta que as linhas mais retas aparentam mais força. “Elas promovem virilidade e juventude. Cortes como o estilo militar mostram essa força. Em geral, linhas retas na lateral ajudam”, informa.

Mario Nova, do Studio W Higienópolis, em São Paulo, aposta na técnica de desfiar. “Claro, o corte vai depender da textura do cabelo, se ele é liso ou crespo. Mas, é preciso que seja finalizado com um desfiado que tira um pouco o aspecto armado”, explica. E finaliza: “O grisalho tem que estar impecável, não pode ser descuidado, do contrário, ressalta o desleixo”.

Barba para que te quero

Quando se fala em barba, o tema é praticamente livre e combina com quase todos os cortes de cabelo. Desde o batidinho até o raspado com barbão avantajado. Mas não é porque você deixou ela crescer que não vai precisar ter cuidados. Muito pelo contrário, é preciso dar atenção aos pelos do rosto para evitar que eles fiquem com uma aparência desleixada.

Primeiro, preocupe-se com seu formato e tamanho. “Para o visual despojado e provocante, a barba tem que ter o aspecto de dois dias sem fazer, de barba cerrada”, diz Mario Nova. O visual não é difícil de manter. “Use a maquininha número 2 ou 3, e depois dê aquela limpada na bochecha e no pescoço”, ensina. Também pode-se apostar no cavanhaque e na barba mais longa, mesmo que ela tenha fios grisalhos. Neste último caso, é preciso pensar em um corte de cabelo estiloso, caso contrário pode aparentar descuido. "É moda de combinar barbão com a cabeça raspada. Vem de Londres essa tendência e dá aquela cara de inverno, de cachecol. Mas tem que ter muito cuidado, nem todos seguram esse visual”, completa Mario.

Outros cuidados, segundo o cabeleireiro, são lavar, pentear e até condicionar. “Evite deixar que o pelo fique espetado, sem maleabilidade, usando escovinhas, xampus e condicionadores. Quem tem pelos brancos pode até usar o silver para tirar o amarelo, sempre seguindo as recomendações do fabricante em relação à frequência”, explica. Cobrir os grisalhos na barba, que envelhecem bastante o visual, também vale. “Hoje, muitos homens usam produtos tonalizantes para esconder os pelos brancos”, afirma Rodrigo.