Topo

Mel tem propriedades para renovar pele e cabelos; veja receitas caseiras

Simone Ota

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 08h00

O mesmo mel que você guarda no armário para aliviar os sintomas da gripe também pode ser usado para resgatar o brilho do cabelo, acelerar a cicatrização das espinhas e deixar a pele e os lábios mais lisos e macios. “O poder nutritivo, cicatrizante, antisséptico e antioxidante do ingrediente se deve ao mix de vitaminas C, E e do complexo B, além de sais minerais, especialmente cálcio e magnésio”, esclarece a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, em São Paulo.

Apesar disso, ela afirma que a grande estrela do alimento é o açúcar, que tem a capacidade de captar as moléculas de água, favorecendo a hidratação, reforçar a barreira de proteção da pele e fornecer energia às células. “É por essa razão que hoje o mel é empregado tanto na limpeza de pele e na esfoliação quanto no pós-peeling e nos tratamentos pós-verão”, conta a esteticista Viviane Passos, do Espaço Beleza Social, em São Paulo. Lá, ela afirma que reserva o mel puro principalmente para quem tem pele delicada, envelhecida, muito ressecada ou é adepta de soluções menos agressivas para manter a beleza do rosto e do corpo. “Quinze minutos em contato com a pele limpa são suficientes para recuperar o brilho do rosto ou facilitar o deslizamento das mãos na massagem anticelulite e ajudar no processo de eliminação de toxinas”, completa Viviane.

Faça em casa
A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, queridinha das atrizes Guilhermina Guinle, Zezé Polessa e Tânia Kalill e das cantoras Fafá de Belém e Wanderléa, ensina duas receitas caseiras à base de mel:

Para revitalizar o couro cabeludo e os fios
Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa bem cheia de óleo de coco e reserve. Em banho-maria, derreta 1 colher de sobremesa de mel e acrescente ao óleo. Em seguida, passe a mistura com a ponta dos dedos em todo o couro cabeludo, sempre da nuca em direção ao topo da cabeça. Feito isso, mergulhe os dedos em um pouco de açúcar mascavo e friccione-os contra a cabeça com delicadeza. “Isso vai aumentar a irrigação sanguínea, limpar as crostas e desintoxicar ao mesmo tempo”, conta Roseli. Por último, passe um pouco de óleo de coco nas pontas dos fios, embrulhe a cabeça em uma toalha aquecida, aguarde dez minutos e lave com o xampu e o condicionador que está acostumada a usar.

Para estimular a renovação celular do rosto
Embrulhe uma bolinha de algodão em uma gaze, formando uma trouxinha, e reserve. Prepare 1 xícara de chá de hortelã com folhas naturais e acrescente 1 colher de sobremesa de mel. Quanto estiver morno, mergulhe a gaze no chá e passe em todo o rosto com movimentos circulares. Depois, aplique suavemente um pouco de açúcar mascavo nas partes mais grossas e enxágue com água corrente. Finalize com o seu hidratante habitual.