Topo

Cores da temporada: cabeleireiros antecipam as novidades

Dakota Fanning, Sabrina Sato e Sophia Abrahão: loiro, castanho e ruivo da temporada - Getty Images/AGNEWS
Dakota Fanning, Sabrina Sato e Sophia Abrahão: loiro, castanho e ruivo da temporada Imagem: Getty Images/AGNEWS

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 07h10

Em termos de cores, a sorte já está lançada para a próxima temporada. E ela será muito quente, no que depender das tendências de beleza. A moda indica nuances ousadas e de tirar o fôlego, como o loiro "iced platinum" da atriz Mariana Ximenes, o ruivo "strawberry blonde" de Sophia Abrahão e os castanhos mechados com a técnica ombré Malibu de Fernanda Machado. Segundo os cabeleireiros e coloristas, o cabelo de verão promete ser marcante, despojado e sexy. Para todos os gostos: seja você morena, loira, ruiva ou louca por mudanças. Você vai se divertir escolhendo sua tendência favorita.

Loiros sexies

Segundo o colorista Juha Antero, do M.G Hair, em São Paulo, este será o verão das “super loiras”. “Está vindo uma tendência forte no look "ultra blonde total". Nada de mechas claras e mescladas com escuras. A aposta é de mistura somente de nuances do loiro claro”, explica. Um das apostas é o "iced platinum" – também chamado de loiro escandinavo - , o platinado que o colorista fez em Mariana Ximenes, que estará na novela "Joia Rara", da TV Globo. A bela ainda nem deu as caras no folhetim e seu cabelo já é um dos mais comentados. “Fiz uma base loiro claríssimo e puxei mechas em um tom mais claro ainda”, ensina.

Se pensou em ficar platinada, fique atenta, essa nuance exige cuidados. Para evitar o retoque constante de raiz, ela deve puxar ao natural do seu cabelo, clareando apenas um tom. “O platinado pode ser usado por todas, mas é preciso estar sempre bem produzida, caso o contrário o visual pode deixar a pessoa sem cor”, revela. Para as mulheres de pele clara, o colorista também aponta o loiro pérola, com mechas em degradê, como tendência para esta temporada. “Este é um visual que combina mais com as loiras naturais”, diz.

Para as morenas que querem ficar loiras, o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo, indica o dourado frio, puxando para o bege, como o de Kim Kardashian. “O ideal é usar sempre até quatro tons mais claro que o natural em uma técnica como o "ombré hair". Assim o fio não resseca e tem um resultado menos marcado”, explica.

Castanhos ousados

As morenas que gostam de dar apenas aquela iluminada com luzes ultrafinas estão com tudo. “Continua a tendência do fundo castanho com mecha fina. Tudo deve ser muito sutil, mantendo a identidade morena”, explica Juha. Os tons favoritos serão caramelos, camomila, mel e areia. Daí, vale a máxima de mesclar as nuances em todo o cabelo.

Como a moda é democrática, há duas novas técnicas para as mulheres que gostam do visual híbrido “nem loira e nem morena”. Uma delas é o ombré Malibu, que suaviza a marcação do ombré comum e mistura três tons de mechas. “Ele faz uma passagem mais suave da raiz às pontas”, diz Juha. A segunda trata-se a nova californiana. Muito mais vibrante, essa técnica tem o mesmo princípio da antiga de pontas loiras. A diferença é que a passagem da raiz para o comprimento também é mais suave. Quem usa o look atualmente é a Sabrina Sato.

Ruivo sensação

O "strawberry blonde", aquele ruivo dourado que ganhou a cabeça das brasileiras no inverno, se manterá líder de audiência no verão - quem adotou recentemente o visual foi a atriz Sophia Abrahão para um papel na novela global "Amor à Vida". Mas, a cor, que já virou hit, chega com uma pequena diferença. Desta vez, o visual é monocromático, ou seja, sem mechas. “Ele vem em um look mais sofisticado, sem luzes. Deve-se manter um único tom. Se for optar pelas mechas, elas devem ser muito finas, bastante transparentes”, finaliza Julio Crepaldi.