Topo

Famosas revelam o perfume favorito e falam de sua personalidade olfativa

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 08h00

Um dos mais importantes estilistas franceses, Christian Dior, tinha uma frase que ilustrava bem a forte relação de uma mulher com sua fragrância preferida. Ele dizia: “O perfume de uma mulher revela mais sobre ela do que sua caligrafia”. Isso porque a letra é uma das ferramentas mais poderosas para se identificar traços da personalidade de uma pessoa. Prova dessa importância é que, entre as celebridades, não é raro o tema “perfume” vir à tona nas entrevistas – por ser algo abstrato e até subjetivo é uma informação que traz muita curiosidade ao público em geral. Também pudera, mesmo que se sinta o cheiro “in loco”, nem sempre é possível afirmar qual é a fragrância.

Algumas mulheres famosas e admiradas no mundo inteiro nunca esconderam suas preferências. Marilyn Monroe sempre dizia que antes de dormir gostava de passar duas gotinhas de Chanel nº 5, um dos perfumes mais vendidos no mundo – que combina notas de vetiver, baunilha, sândalo, jasmim e ylang-ylang – e que, aliás, também está na lista dos favoritos de Nicole Kidman, Victoria Beckham, Catherine Deneuve, Claudia Schiffer, Jessica Alba, Maria Callas e Kate Moss.

A própria estilista francesa Gabrielle Coco Chanel  declarava publicamente o seu queridinho: o Chanel nº 19 (número escolhido por conta do dia de seu aniversário, 19 de agosto), feito especialmente para ela, que combina notas de gálbano e íris. Essa fragrância, inclusive, há pouco tempo, sofreu uma recriação luminosa, como a própria marca define, e daí surgiu o Chanel nº 19 Poudré, com notas de vetiver e almíscar branco, como símbolo de suavidade e delicadeza.

Entre os preferidos da estilista venezuelana, radicada em Nova York Carolina Herrera – além das suas próprias criações – é o Fracas, de Roberto Piguet, uma combinação de mandarina, flores brancas, flor de laranjeira, sândalo e musk sensual; que também atraiu o olfato de Madonna, Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Sofia Coppola e a princesa Caroline de Monaco.

O perfume é um item tão importante para o inconsciente feminino, que até as mulheres mais discretas deixam escapar suas preferências, como foi o caso de Lady Di. Durante muito tempo a princesa usou o 24 Faubourg, da Hermès, que une chipre, flor de laranjeira, jasmim, patchouli, baunilha, âmbar e sândalo. Sua nora, igualmente discreta, Kate Middleton, também revelou sua paixão pela fragrância White Gardenia Petals, da Illuminium, tanto que o escolheu para o dia de seu casamento. No dia a dia de seu anonimato, antes de se casar com o príncipe William, Kate usou durante anos, o Dune, da Dior, que também encanta Sandra Bullock e Emma Thompson.

Nossas celebridades também têm suas preferências. Veja, no álbum acima, qual o perfume favorito de algumas famosas brasileiras