Topo

Outubro Rosa: seu cabelo pode virar peruca e ajudar mulheres com câncer

Shâmia Salem

do UOL, em São Paulo

15/10/2013 08h00

Acha fútil pensar no cabelo estando com uma doença tão grave como o câncer de mama? Não é. “A preocupação com os fios sinaliza que a paciente está pensando nela, o que é essencial nesse momento em que precisa fazer o tratamento da maneira correta. Além disso, o cabelo contribui para que ela se reconheça como mulher e consiga se adaptar à nova identidade visual provocada pela quimioterapia e, em alguns casos, pela retirada da mama”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Maria da Glória Gimenes, coordenadora do serviço de psico-oncologia da Clinonco – Clínica de Oncologia Médica e do curso de especialização em psico-oncologia do Hospital Pérola Byington, ambos em São Paulo. A especialista vai além: “Com a peruca, a mulher se sente mais bonita e confiante para se apresentar à sociedade, voltar a sair com os amigos, ir ao cinema e ao supermercado. Enfim, não tem motivos para se isolar”, completa a psicóloga.

Concorda com ela a presidente da Fundação Laço Rosa, instituição sem fins lucrativos que desenvolve ações para mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A perda do cabelo é a fase em que a pessoa não pode mais mentir para ela e para os outros que está doente. E a falta dos fios atinge diretamente a autoestima feminina”, afirma Marcelle Medeiros, presidente da organização que é pioneira no projeto Banco de Perucas Online, que envia gratuitamente e para todo o país perucas para pacientes que estão fazendo quimioterapia. “Em três anos de atuação distribuímos mais de 400 próteses capilares, um número pequeno perto das cerca de 30 mulheres que nos procuram todos os meses em busca do acessório”, completa Marcelle, que aceita doações de cabelo para a confecção das perucas. Para doar, é necessário que o fio tenha pelo menos 15 centímetros (o que dá mais ou menos um palmo) e seja cortado da maneira correta. Para isso, basta avisar seu cabeleireiro da sua intenção e pedir para ele prender o cabelo num rabo-de-cavalo e tosá-lo rente ao elástico, para que a raiz fique separada da ponta. Mais informações pelo telefone (21) 2567-0578 ou no site www.fundacaolacorosa.com.

Transformação radical
Esses fios transformam não só a vida de quem recebe, mas também de quem os dá. E casos emocionantes não faltam. “Há o da garotinha de nove anos de idade que ouviu falar da nossa causa e perturbou a mãe para cortar o cabelo e nos enviar; e o da paciente que recebeu a peruca num dia que tinha um encontro e estava a ponto de desistir por vergonha de aparecer careca diante do rapaz”, lembra a presidente do Laço Rosa, que está prestes a fechar parceria com uma instituição carcerária para receber doação das presas numa ação semelhante a que é realizada pela instituição norte-americana Locks Of Love, com o diferencial de que elas oferecem perucas exclusivamente para crianças.

Manutenção
Para que a peruca dure, continue bonita e com aspecto de bem tratada, é preciso limpá-la do jeito certo. Faça assim: vire a peruca ao contrário e passe-a numa bacia cheia de água fria e uma pequena quantidade de xampu neutro. Deixe escorrer por cinco minutos e coloque-a em outra bacia com água fria e condicionador. Deixe secar ao natural, em cima de uma toalha, e só desvire a peruca quando ela estiver completamente seca. A partir daí você pode escovar e usar.