Topo

Sombras e blushes cremosos são itens fundamentais na temporada

Maquiagem do desfile da Osklen, em Nova York: pálpebra rosada e com acabamento cremoso - Geovanna Morcelli/UOL
Maquiagem do desfile da Osklen, em Nova York: pálpebra rosada e com acabamento cremoso Imagem: Geovanna Morcelli/UOL

Geiza Martins

Do UOL. em São Paulo

24/10/2013 07h10

Os desfiles da última semana de moda de Nova York apontaram: produtos cremosos com um toque de brilho são tendência máxima na maquiagem. Os desfiles apresentaram maquiagens com um certo brilho molhado em tons neutros nas pálpebras e bochechas, com acabamento natural. Para criar os visuais, sombras e blushes de textura cremosa são imprescindíveis. A moda tem tudo para pegar as brasileiras porque esses itens de beleza são de fácil aplicação. Além do mais, o acabamento "suado" combina com o nosso clima tropical.

“A sombra cremosa é perfeita para criar aquele look iluminado e natural. Basta combiná-la com máscara de cílios e um traço de lápis levemente reforçado no canto do olho e você já tem o make da estação”, afirma o maquiador Elton Thadeu, do salão Blend Your Mind, em São Paulo. De fácil aplicação, pode ser depositada tanto com pincel normal ou chanfrado quanto com os próprios dedos. Segundo Elton, a primeira opção perde em praticidade, pois as cerdas costumam grudar mais no pincel do que na pele. O maquiador Sandro Borges, de São Paulo, aponta outras vantagens: “As sombras cremosas não deixam cair resíduos durante a aplicação e para quem não sabe esfumar muito bem, dão este efeito mais facilmente”. Sandro ainda revela que podem ser usadas como delineador. “Basta utilizar um pincel chanfrado para aplicação em forma de traço”, diz.

Brasil 40 graus

Vale lembrar que quando a temperatura sobe, qualquer produto de maquiagem perde o poder de fixação. Com os cremosos não é diferente. “Eles melam com facilidade e, com o tempo, tendem a acumular nas dobrinhas das pálpebras”, afirma Sandro. Porém, o problema tem solução rápida e prática. “Com retoques simples, usando os dedos, apenas com movimentos para esfumar, elas voltam para o lugar”, completa o maquiador. Se você nunca usou, comece com os tons mais claros. “Se você erra, eles aparecem muito pouco ou nada. Quando acumulam, demora mais para notar do que as cores mais fortes”, ensina Sandro.

Outro segredinho desse item de beleza é que ele pode ser usado para ajudar a fixar as sombras em pó. “Sozinho, o pó tem mais dificuldade de fixação. Daí você pode usar uma camada da sombra cremosa antes, e depositar o pó na sequência. Ele vai grudar muito mais”, indica Elton. Um efeito impactante, segundo o maquiador, pode ser conseguido se você aplicar uma sombra cremosa bege perolada e jogar um dourado em pó por cima.

Bochechas saudáveis

Assim como as sombras, os blushes cremosos são de fácil aplicação e combinam perfeitamente com a estação. “Eles dão efeito de pele fresca e hidratada, que está super em alta. Ficam muito bem tanto à noite quanto durante o dia”, diz Sandro Borges. As pontas dos dedos são as principais aliadas na hora de aplicar e para aquelas que não gostam de sujar as mãos, a outra opção é o pincel duo fiber, cujas cerdas têm pontas brancas e base preta, ou o kabuki, gordinho e pequeno, de acordo com o maquiador. “A principal preocupação é aplicar no local correto: dois dedos abaixo dos olhos e aproximadamente dois a três dedos acima do maxilar”, ensina o maquiador.

Para Elton, o blush cremoso é perfeito para o dia a dia e evita aquele uso sobrecarregado de pó e base, que incomodam algumas mulheres no calor. “Basta usar um "BB Cream" e blush cremoso, principalmente se for com acabamento matte. Não precisa de mais nada na pele”, opina. Mas, se você não sai de casa sem base, evite utilizar pó facial antes do blush cremoso, pois ele poderá formar falhas na maquiagem da pele.