Topo

Amassado sexy: aprenda a conquistar o penteado da temporada

Ísis Valverde, Jennifer Aniston e Fernanda Lima e seus amassados sutis - AgNews/Getty Images/TV Globo
Ísis Valverde, Jennifer Aniston e Fernanda Lima e seus amassados sutis Imagem: AgNews/Getty Images/TV Globo

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 07h10

Quem não gosta ou enjoou do efeito liso chapado pode comemorar. Nesta temporada o visual em voga será o amassado sensual, chamado por alguns cabeleireiros de "messy hair" ou "beach hair".  Com fios literalmente amassados de maneira desconectada, deixa um ar bagunçado, típico cabelo de praia, porém com pegada urbana. O melhor dessa moda: ela é democrática e cai bem em todos os tipos de madeixas, das lisas até as cacheadas, dos curtos até os longos.

Mas, antes de mais nada, vale saber que o primeiro passo para conseguir o look está no corte e não na finalização. “Em um cabelo reto e liso não pega muito bem o efeito. Já o desfiado com as pontas repicadas responde muito melhor”, avisa o cabeleireiro Mario Nova, do Studio W Higienópolis, em São Paulo. Esclarecido este ponto, agora basta procurar o produto que mais combina com seu visual. E, hoje, o mercado conta com diversas opções: pomadas, musses, sprays líquidos... Cada um com seu segredinho na aplicação para deixar o visual com aquele amassado perfeito.

Dos cacheados aos ondulados

A musse pode ser uma boa pedida para tais texturas, pois a ideia aqui é apenas reforçar o visual natural. “Você pode aplicar e, em seguida, secar o cabelo com a ajuda de um difusor”, afirma Eryn Santos, cabeleireiro da Casa Mauro Freire, em São Paulo. Segundo Eryn, basta uma quantidade equivalente a uma moeda de R$ 1 para o produto fazer efeito, caso contrário o cabelo pode ficar duro. “Esfregue as palmas das mãos e espalhe pelo comprimento e pontas nos fios ainda úmidos, amassando-os próximo à raiz”, afirma. A secagem com o difusor finalizará o visual.

Bagunçando os lisos

A textura lisa pede mais etapas do que os naturalmente cacheados. Mario Nova ensina uma técnica fácil que consiste em dividir os cabelos em quatro (duas partes na frente e outras duas atrás) e prender essas mechas na altura da nuca. “Prenda enrolando, fazendo um rococó. Seque o cabelo e você vai ver que, quando soltar, o resultado terá aquela cara de cabelo "podrinho", que está super na moda”, diz. Para segurar por mais tempo o amassado, ele sugere o uso de pomada: “Passe nas palmas das mãos e só dê aquela apertada básica”.

Também vale fazer tranças aleatórias no cabelo úmido e soltar apenas após secar completamente, ao natural. “Podem ser mais grossas e mais finas, bem misturadas mesmo”, avisa. Aqui, o aliado é o spray de fixação média. Se o cabelo estiver úmido, faça a trança e, depois de seco, solte e aplique o produto. Mas, se estiver seco, use o spray antes de trançar, pois acelerará o processo de texturização. 

Curtinhos práticos

Os curtos são mais fáceis de arrumar. E, por isso mesmo, as adeptas podem abusar do visual amassado. O processo, bem mais simples, consiste em passar uma pomada em pó na raiz depois do cabelo ter sido amassado levemente com as mãos. “Esse produto já dá a textura de cabelo desejada e segura o visual por mais tempo”, afirma Mario Nova. Segundo o cabeleireiro, basta levantar a raiz com as pontas dos dedos e depositar um pouco do pó próximo ao couro cabeludo.