Topo

Primer é obrigatório para maquiagem nos dias quentes; otimize o uso

Colorida ou básica, a maquiagem requer o primer na preparação - Cauê Moreno/UOL
Colorida ou básica, a maquiagem requer o primer na preparação Imagem: Cauê Moreno/UOL

Luiza Spina

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 07h10

Com a chegada dos dias mais quentes nasce uma legião de mulheres com maquiagens lindas e derretidas no final do dia, certo? Errado, se você lançar mão de um único e milagroso produtinho – o primer. As vantagens são muitas. “Ele melhora a aderência da maquiagem, controla o brilho e a oleosidade e, consequentemente, prolonga a durabilidade dos produtos aplicados por cima. Sem contar o melhor acabamento dos produtos na pele e o efeito sofisticado”, enumera o maquiador Sadi Consati, da agência de beleza Amuse-Ment.

Para o maquiador Fernando Torquatto, do Rio de Janeiro,  trata-se de um produto básico no nécessaire. A novidade é que os cosméticos pré-maquiagem estão cada vez mais tecnológicos. Hoje, eles também hidratam, protegem contra os danos do sol, iluminam e rejuvenescem. Um dos lançamentos (veja galeria abaixo) promete segurar o make por 15 horas.

Aplicação

A aplicação do primer se assemelha à da base. Pode ser feita com pincel ou com os dedos. Não há uma regra, mas, assim como o item de cobertura, cada mulher precisa encontrar a maneira que considera mais confortável de utilização. Seja como for, sempre espalhe o produto do centro do rosto para fora – da região entre as sobrancelhas para cima e para os lados, do nariz em direção às bochechas e do queixo no sentido das têmporas. “Nas áreas onde houver pelos (próximo das orelhas, por exemplo) deve-se passar no sentido do crescimento fio, da raiz para as pontas”, explica Sadi.

A quantidade ideal é um pouco menor do que a de base – para cobrir o rosto todo, uma ou duas gotas bastam. “O objetivo, diferentemente da base, é fazer uma película fina sobre a face. No entanto, estas poucas gotas devem ser bem espalhadas para garantir o efeito do produto em todo o rosto, não apenas em algumas partes”, alerta Torquatto. Por outro lado, se aplicado em excesso, o primer pode craquelar a maquiagem que vier por cima.
 
Finalize com uma base livre de óleo, para reforçar o efeito de pele sequinha. E o pulo do gato é: não economize, o primer é um produto para uso diário. “Não é sua função principal, mas, com o uso contínuo, ele hidrata e trata a pele”, diz Torquatto.