Topo

Salão especializado em fios crespos abre em São Paulo e criadora dá dicas

Tradicional salão carioca, especializado no cuidado com fios crespos, abre primeira filial em São Paulo - Thinkstock
Tradicional salão carioca, especializado no cuidado com fios crespos, abre primeira filial em São Paulo Imagem: Thinkstock

Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 17h20

Fundado há 20 anos no Rio de Janeiro, o Instituto Beleza Natural se tornou uma referência no país quando o assunto é cuidar de fios crespos, cacheados e ondulados. Mas só agora, em 2013, o salão desembarca em São Paulo. A inauguração de sua 17ª filial, no bairro de Santo Amaro, é nesta quarta (6). Para as paulistanas que se animaram com a novidade e já pensam em marcar um horário, conversamos com Leila Veleza, sócia e uma das fundadoras da rede, que nos deu cinco dicas para você, em casa, buscar a saúde e a beleza específicas desses tipos de fios. "Nosso pensamento vai além dos fios. Assumir o cabelo com ondas é ter uma imagem diretamente associada à liberdade, naturalidade e leveza de ser", conta Leila. São elas:

- O principal problema enfrentado pelos cabelos com aneis, de qualquer espessura, é o ressecamento. Isso acontece justamente por contas das curvas, que dificultam o caminho que o óleo natural do couro cabeludo faz para chegar até as pontas. Então o foco é sempre na hidratação, a começar pela lavagem. Os fios crespos, cacheados ou ondulados devem ser lavados, no máximo, três vezes pode semana. O contato com a água e produtos como xampu e condicionador pode retirar essa oleosidade natural e ressecar ainda mais o cabelo.

- Os cremes de pentear, ou os tipo leave-in, são fundamentais nesse processo de equilíbrio da hidratação. Isso porque os condicionadores sozinhos não dão conta de manter os nutrientes de um fio tão frágil. Eles devem ser usados todos os dias, da seguinte maneira: passe uma pequena quantidade por mecha e quando acabar, com as mãos em formato de concha, amasse os fios.

- "Por serem volumosos, esses cabelos passam muito tempo presos. Não é errado, mas há algumas atenções para que não se quebrem, como preferir elásticos revestidos de tecido e evitar presilhas com dentes finos, difíceis de desamarrar do fio", indica Leila.

- Sim, os fios crespos, cacheados ou ondulados devem ser desembaraçados, mas apenas quando estiverem úmidos. Isso porque são finos, frágeis e menos elásticos que os lisos. Ou seja, bem mais fáceis de quebrar ou armar quando não estão protegidos. "Prefira o momento da lavagem ou passe o leave-in antes, porque secos eles aumentam a eletricidade estática e armam. Além disso, prefira os modelos com dentes largos e penteie sempre começando pelas pontas em direção à raiz", diz a especialista.

- Por fim, o calor. Secadores são importantes para evitar problemas como o abafamento do couro cabeludo - para quem dorme ou prende o cabelo molhado - mas devem ser usados da maneira certa: com no mínimo 15 centímetros de distância da cabeça.

Serviço
Instituto Beleza Natural
Mais Shopping - Rua Amador Bueno, 229, Largo Treze - Santo Amaro - São Paulo/SP