Topo

Olhos com sombra marcada estão em alta; saiba como acertar o look

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 07h10

A partir de agora, você pode variar um pouquinho a sombra esfumada. Uma das apostas para a maquiagem apresentadas nas semanas de moda para o inverno de 2014 é olho muito bem marcado por uma sombra definida e concentrada, como no desfile do estilista Reinaldo Lourenço, no São Paulo Fashion Week. As modelos apresentaram olhos destacados com pigmentos em um desenho bem definido, e você pode começar a colocar em prática agora para dar uma folga para os olhos esfumados.

Com um toque de frescor, a proposta cai como uma luva na estação. “Porém, essa tendência é extremamente fashion, própria para passarela. É preciso ter um rosto muito delicado para usar”, opina o maquiador Lili Ferraz, do salão M.G Hair Design, em São Paulo. Para Lili, o traço horizontal - que começa no canto interno, cobre toda a pálpebra móvel e termina no fim da linha da sobrancelha – lembra uma proposta tribal, quase indígena.

“Por isso, o ideal é adaptá-la para usar nas ruas”, afirma. O maquiador indica desenhar o formato horizontal em forma de um traço "gatinho". "Pinte a bolinha da pálpebra móvel inteira, puxando o canto externo, imitando o movimento que se faz quando usamos um delineador”, ensina. Depois disso, basta caprichar na máscara de cílios. Quem quiser destacar ainda mais o olhar pode colocar cílios postiços apenas no canto externo dos olhos.

Ferramentas necessárias

Praticamente uma pintura, esse artifício de make pede mãos firmes. "Se a aplicação for com os dedos, a probabilidade de errar o traço será maior", afirma o maquiador Sandro Borges, de São Paulo. Para ele, a melhor maneira para acertar o traço é usar pincéis finos ou chanfrados. Quanto à sombra, existem duas opções: pigmentos ou sombras com textura cremosa, em alta na temporada. "O mesmo efeito pode ser feito com sombra em pó misturada com água", ensina Lili Ferraz. Para prolongar o make, vale investir em produtos de alta duração e que a pele absorva com facilidade.

Não erre no tom

Gostou da proposta? Tome cuidado para não pesar nas cores e pagar mico. "Prefira cores não tão cintilantes ou brilhantes,para você não ficar tão 'montada'", aconselha Sandro. Segundo o profissional de beleza, os tons neutros e sóbrios são os mais indicados. “Procure as cores que mais combinam com seu tom de pele”, diz. Lili Ferraz apenas contraindica o uso do prata. "Neste formato, os tons de cinza podem não valorizar. Tome cuidado. Prefira os dourados, vinho, verde, azul, entre outros”, afirma. E não caia na tentação de destacar também a boca. "É uma questão de equilíbrio. Sempre use a boca nude. Se fizer questão de deixar os lábios escuros, o batom tem que ser fosco total", finaliza.