Topo

Nova técnica modela rabo de cavalo perfeito para cabelo crespo; aprenda

Truque para avolumar rabo de cavalo em cabelos crespos consiste em fazer dois penteados - Christian Parente/UOL
Truque para avolumar rabo de cavalo em cabelos crespos consiste em fazer dois penteados Imagem: Christian Parente/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 07h10

O rabo de cavalo é um penteado prático e versátil. Vai do simples ao glamouroso, dependendo do volume no topo da cabeça e do acabamento, e ajuda a manter o visual alinhado. Fácil de fazer, é curinga na hora de montar o look, contudo, os cabelos crespos podem ficar um pouco em desvantagem. Quando presos no alto da cabeça, os fios encaracolados parecem mais curtos, limitando a forma de finalização e volume que cobre a nuca. Para criar a dimensão de mechas longas, o cabeleireiro Wesley Nóbrega, do Studio W Higienópolis, em São Paulo, ensina um truque que vai deixar o rabo de cavalo no cabelo crespo perfeito. Para isso, basta fazer a divisão correta.

Preparação

Cachos bem definidos com fios hidratados são essenciais para garantir um bom acabamento. Após lavar o cabelo, Wesley indica a aplicação de musse ativador de cachos e o uso do difusor. "Para que os cachos fiquem separados e mais definidos, aplique uma bola de musse em cada mecha e também um pouco na escova para desembaraçar os fios", ensina o profissional. Já na hora de usar o difusor, posicione cada mecha como se fosse amassá-la e só depois ligue o secador de cabelo com o equipamento acoplado. Cabelos lisos também podem ganhar volume com o uso de musse para dar sustentação à raiz, babyliss ou mechas presas em rolinhos.

Perfeição no penteado

"Divida o cabelo pela metade na linha horizontal com a ajuda de um pente fino. Reserve a metade debaixo e, em seguida, separe a mecha da franja, que fará parte do acabamento do penteado", instrui Wesley. Novamente com o pente fino, ajeite os fios para serem presos no alto da cabeça com o auxílio de um elástico. Divida a franja ao meio, novamente numa linha horizontal, e use a parte debaixo para esconder o elástico. Enrole os fios em volta do acessório e prenda com grampos. Desfie delicadamente o restante da franja com o pente fino, passe um pouco de pomada para eliminar o frizz e posicione a mecha de modo a criar um discreto topete. Use grampos para prender os fios próximo ao elástico e aplique spray fixador.

Com a primeira etapa já pronta, ajeite a segunda metade do cabelo com o pente fino e a prenda logo abaixo da primeira. Para finalizar, prenda também a mecha alta próximo da baixa com alguns grampos, assim cria-se a impressão de continuidade. Ao final, o rabo de cavalo ganha em tamanho e volume, ficando mais definido, e o visual mais delicado.