Topo

Fios ficam mais saudáveis e brilhantes se lavados corretamente

Marina Oliveira e Rita Trevisan

do UOL, em São Paulo

21/01/2014 08h00

Lavar os cabelos é algo tão automático que a gente até esquece da importância que o hábito tem. Mas manter os fios higienizados é um cuidado fundamental e não apenas por questões estéticas ou relacionadas ao bem-estar. “A sujeira desgasta os fios. Quando se acumula, ela começa a deteriorar as cutículas do cabelo”, afirma o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

E não basta só usar água, já que para remover todo resíduo é preciso utilizar um agente detergente, no caso, o xampu. “O ideal é lavar os cabelos em dias alternados, para não tirar a proteção natural da haste capilar”, diz Bedin. No entanto, a lavagem diária não é proibida e é até indicada para pessoas que transpiram bastante, praticam esportes diariamente ou convivem em ambientes com excesso de poluentes.

Um cabelo limpo, macio e com movimento é resultado de um ritual de lavagem adequado, que começa ao diluir o xampu antes de aplicá-lo no couro cabeludo. “Quando você coloca o produto puro no cabelo, ele não se espalha corretamente, vai direto para o comprimento ou se acumula nas laterais. E o couro cabeludo, que é a região mais importante a ser higienizada, fica sem”, explica a cabeleireira Luciana Souza, do Spa Dios.

O condicionador também precisa ser diluído em água, de preferência morna, para criar uma mistura homogênea. É o produto que vai deixar os fios mais macios e fáceis de desembaraçar. “Para conseguir um bom resultado, é sempre melhor usar xampu e condicionador da mesma marca”, diz Bedin.

Fios desidratados podem ficar mais protegidos com o uso de uma máscara capilar. Porém, vale lembrar que ela não substitui o condicionador. “O condicionador tem como função selar a cutícula do fio, enquanto a máscara hidrata. São propriedades diferentes”, explica a cosmetóloga Cris Dios, sócia do spa de cabelo Laces and Hair. Por isso, a recomendação é aplicar a máscara após o xampu e antes do condicionador, já que o uso de um produto não exclui o outro.