Topo

Aprenda a escolher o formato de unha que mais combina com você

A opção pode influenciar na aparência das mãos -
A opção pode influenciar na aparência das mãos

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 08h00

Você pensa um pouco antes de decidir qual é a cor de esmalte que vai aplicar, certo? Pois saiba que também é uma boa pedida escolher o formato das suas unhas antes de lixar, já que esse detalhe pode influenciar na aparência das suas mãos. Quer descobrir qual é o estilo que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades? O UOL Beleza pode ajudá-la nessa missão. As dicas são das manicures Carmem Lúcia Luiz, do salão MG Hair, em São Paulo, e Aline Ferreira de Andrade, do Studio by Bruno Cândido, no Spa Bella Donna, em Belo Horizonte.

Redonda
É o melhor formato para quem gosta de manter as unhas curtas. Quem está com as unhas mais frágeis também pode tirar proveito, já que, com esse desenho, elas lascam e quebram muito menos. “Esse formato é extremamente elegante, fica bonito com todas as cores de esmalte: branco, preto, vermelho e até azul”, diz a manicure do MG Hair. O estilo combina bem com mulheres mais discretas, por acompanhar o desenho natural das unhas. O segredo para conseguir um resultado perfeito, segundo as especialistas,é cortar as duas pontas da unha em diagonal e só depois lixar, até que fiquem arredondadas.

Oval
Esse formato de unha ajuda alongar mãos pequenas e cheinhas, criando um visual mais delicado e harmonioso. Entre os formatos que exigem unhas um pouco mais compridas, também é o que oferece a maior durabilidade. Para chegar ao desenho ideal, a dica é começar pelas laterais da unha, que devem ser niveladas com a lixa. “É preciso lixar da lateral ao topo da unha, de forma angulada. Outra dica é ter cuidado para não lixar demais e acabar deixando as unhas tortas”, explica a manicure do Studio by Bruno Cândido.

Quadrada
É o formato mais pedido nos salões. Mas é preciso ter unhas resistentes para aderir, já que a chance de quebrar as pontinhas, com o atrito, nas atividades do dia a dia, é muito maior. Por outro lado, o desenho deixa as mãos ainda mais bonitas e proporcionais, especialmente quando os dedos são finos e longos. Para um quadrado perfeito, é preciso, antes de tudo, deixar que as unhas cresçam. Depois, bastará lixar as laterais, de modo que formem um ângulo perpendicular com o topo da unha. “Para finalizar, dê o acabamento no topo com a lixa bem reta”, diz Aline.

Quadrada de cantos arredondados
Ideal para quem gosta mais do formato quadrado, porém, não abre mão da praticidade. Com ele, unhas mais longas demoram mais a quebrar ou lascar. Além disso, o desenho ajuda a equilibrar a aparência das mãos no caso de dedos finos e longos. Na hora de lixar, as laterais devem ficar bem retinhas, assim como o topo. Só depois é que você deve passar a lixa, delicadamente, nas pontas, para torná-las arredondadas.

Pontiaguda
É um formato que combina com mulheres mais ousadas e que apostam num visual marcante. O desenho afina e alonga os dedos, deixando as mãos ainda mais elegantes. Para experimentar o estilo, é preciso estar com as unhas compridas. O segredo para conseguir um bom resultado, na hora de modelar, é não exagerar na ponta. “Em vez de deixar a unha bem pontuda, com o bico fino, passe a lixa na diagonal e depois arredonde o bico. Fica mais bonito e dura mais”, diz Carmem Lúcia.

TESTE AS CORES DE ESMALTE QUE FARÃO SUCESSO NESTE VERÃO