Topo

Maquiagem à prova d'água salva look em dias de chuva ou muito quentes

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 08h00

O enredo é sempre o mesmo: você sai linda e produzida de casa pela manhã. No meio da tarde, se olha no espelho e a máscara escorreu, a sombra sumiu, a base deixou a sua pele um brilho só e não há mais nenhum traço de batom. Ou, pior, não conseguiu escapar daquele temporal do meio da tarde, que lavou (e borrou) sua produção. Não há maquiagem que resista! “Para fazer a produção durar mais, é importante usar um primer matificante antes da base e um pó translúcido no final, além de optar por produtos de efeito mate ou à prova d'água”, aconselha Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine, em São Paulo (SP). Ela indica quais os melhores apostas em produtos para enfrentar a temporada de calor:

Base
Use as à prova d'água. Mas atenção: por terem maior fixação, são mais espessas e podem ser mais 'pesadas' do que as comuns. “Por isso, na aplicação, é importante ficar atento às regiões do rosto em que a pele é mais fina, como nas áreas dos olhos; já que podem marcar linhas de expressão”, recomenda.

Sombra
As em pó, comuns, podem ser usadas tranquilamente. “O truque é aplicar base também na pálpebra e passar um pó translúcido antes da sombra”, diz Chloé. Ela lembra que também existem sombras cremosas que são à prova d'água e garantem maior durabilidade e fixação em dias quentes, além de primers específicos para essa região, que também ajudam na fixação da maquiagem.

Batom
Os matte (com textura sequinha, sem brilho), tendem a durar mais tempo nos lábios, pois são mais densos e e sua diluição com água é mais difícil. Aposte nele para lábios coloridos por mais tempo.

Máscara
Para evitar falsas olheiras causadas pela máscara que escorreu, lance mão das resistentes à água. No entanto, elas requerem atenção na hora da retirada. Alguns demaquilantes podem simplesmente não funcionar. “A melhor opção para remover este tipo de máscara é o demaquilante bifásico, aquele que mistura água e óleo”, indica a maquiadora. Passe o líquido em um algodão e, com movimentos delicados, retire totalmente o produto dos olhos. Depois, lave o rosto ou passe um demaquilante menos oleoso em toda a face.