Topo

Maquiador dá cinco dicas para uma produção digna de tapete vermelho

Maquiador internacional dá dicas para montar uma produção de tapete vermelho - Getty Images
Maquiador internacional dá dicas para montar uma produção de tapete vermelho Imagem: Getty Images

Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 15h59

Não dá para negar: as apaixonadas por maquiagem sabem que os tapetes vermelhos são um dos principais lançadores de tendências para o mundo da beleza. Quando acertam na produção, as famosas causam admiração mundo afora e oferecem inspirações para os mais variados gostos. Com exclusividade para o UOL Beleza, o maquiador Aguinaldo Leandro - único brasileiro na equipe de representantes oficiais da marca francesa Givenchy - listou cinco dicas usadas pelas celebridades em suas maquiagens na hora de aparecerem nos prêmios de música, TV, cinema e teatro. Quer arrasar em uma festa chique? Essa é a hora.

Pele
"As premiações duram muitas horas; começam no final da tarde e se estendem até de madrugada. Então, o grande desafio é fazer com que a pele aguente firme todo esse tempo. Para isso, quanto mais natural ela for melhor, pois se estiver exagerada e começar a sair, vamos perceber na hora as diferenças do que é produto do que é o rosto sem maquiagem. Aplique a base no rosto com a ajuda dos dedos, pois a oleosidade natural das mãos vai se transferir e deixar o look homogêneo, sem as marcações artificiais do pincel".

Iluminador
"Não dá para falar de tapete vermelho sem falar de brilho. Mas ao contrário do que algumas mulheres pensam, brilho não é sinônimo de cor branca, é apenas o efeito de dar luz. Algumas abusam desse tom e quando posam para aquele batalhão de fotógrafos, no contraste com o flash das câmeras, aparecem pálidas nas fotos. Na hora de iluminar, opte por tons que combinem com a sua pele, como os dourados para as negras ou os rosas para as clarinhas".

Boca
"Você fala, come, bebe e o batom vai embora ao longo da noite. Para isso não acontecer e o produto ficar exatamente igual do começo ao final da festa, use lápis labial. De preferência, no mesmo tom do batom. Se não tiver, vá de incolor. Faça todo o contorno da boca, depois preencha o lábio por completo e aplique o batom por cima".

Sombra
"Nada mais feio do que a sombra que se acumula nas linhas horizontais da pálpebra conforme você pisca os olhos. Os produtos de textura opaca costumam diminuir esse efeito, então busque por eles. Se quiser brilho nessa região, passe uma sombra luminosa por cima. Outra dica é esfumar bem as linhas verticais que dividem cada cor de sombra que você usou. Faça isso com os dedos".

Cílios postiços
"Prefira sempre a cola preta, ao invés da transparente, para grudá-los. O produto sem cor acaba pedindo que você refaça a maquiagem por cima e isso pode estragar a produção. Outra dica é passar máscara depois de fixá-los, unindo os pelos naturais e artificiais de maneira leve".