Topo

Saiba quais os cuidados para ter lábios bonitos o ano todo

Não descuidar da hidratação é fundamental para manter os lábios bonitos e sem rachaduras - Thinkstock
Não descuidar da hidratação é fundamental para manter os lábios bonitos e sem rachaduras Imagem: Thinkstock

Danielle Sanches

Do UOL, em São Paulo

07/03/2014 08h00

Assim como a pele do rosto precisa de cuidados especiais, os lábios também pedem produtos específicos para ficarem bonitos. O famoso bocão à lá Angelina Jolie pode não estar ao alcance de todas, mas uma boca hidratada, com lábios sem rachaduras ou peles soltas, é tão bonito quanto. “A pele dos lábios não possui glândulas sebáceas nem pelos, além de ser três vezes mais fina que a pele do rosto”, explica a dermatologista Juliana Carnevale, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro. “Por isso, ela é mais propensa a desidratação e rachaduras”, explica.

Excesso de sol (no verão) e de frio (no inverno) são os principais causadores de rachaduras nos lábios, já que a região fica sempre muito exposta ao ambiente. Até mesmo o excesso de batons secos ou de longa duração, que impedem a pele de “respirar”, podem comprometer o visual da boca. Para prevenir esses problemas, a dermatologista Carla Bortoloto, professora da Fundação Pele Saudável, de São Paulo, indica o uso de balms hidratantes com ativos emolientes como ceramidas, óleos essenciais, lanolina e vitamina E, entre outros, durante o dia. “Antes de dormir, após remover a maquiagem, aplique um bastão hidratante mais potente para ajudar a regeneração da pele durante o sono”, diz a especialista.

Pode esfoliar?
Nem todo mundo sabe, mas os lábios podem, sim, passar por esfoliação. Contudo, por ser uma região extremamente sensível, o processo deve ser feito com muito cuidado para não machucar. “A pele deve estar ressecada e com peles soltas, mas não ferida”, explica a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Ela indica o uso de açúcar cristal misturado ao mel, que possui ação emoliente e hidratante, para remover o excesso de pele dos lábios com movimentos suaves, leves e em círculos. Após o processo, aplique um hidratante labial para proteger a região e potencializar a hidratação.

A dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro, indica outra forma de esfoliação, utilizando um aplicador de máscara para cílios descartável. “Aplique um gloss ou balm para lábios e use a escovinha para remover as peles soltas de forma bem delicada”, explica. Depois é só limpar com um lenço de papel e aplicar outra camada do balm. “Essa esfoliação pode ser feita uma vez por semana, mas deve ser evitada por quem tem herpes labial ou feridas nos lábios”, alerta a especialista.

Quero um bocão. E agora?
Quem não foi favorecido pela genética, mas quer muito ter lábios carnudos, pode recorrer ao preenchimento feito com ácido hialurônico, que dá um efeito natural. “Ele é semelhante ao produzido pelo corpo humano e por isso há menos chance de reações”, explica a dermatologista Carla Vidal. Segundo ela, quem tem lábios muito finos e desproporcionais são candidatos a esse procedimento – que deve ser avaliado por um médico, já que é preciso harmonizar o formato com o resto do rosto.

Feita com uma agulha fina, a aplicação dói pouco e o efeito final pode ser visto em cerca três dias. A reaplicação acontece depois de 12 meses, se necessário. Quem morre de medo de agulhas pode investir no mesmo ativo manipulado em bastão labial. “Se aplicado todos os dias, os resultados já podem ser vistos em três semanas”, avalia Carla Vidal. Ela ainda lembra que, uma vez mais cheios, os lábios precisarão de mais hidratação para continuarem bonitos. “A área de exposição é maior, portanto, pede mais cuidado”, explica.

Truque de mágica
Além da hidratação diária, a maquiagem certa pode ajudar também a deixar os lábios mais bonitos. De acordo com a maquiadora Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, no Rio de Janeiro, usando cores claras e escuras, é possível destacar os lábios em pontos estratégicos. “Uma sombra iluminadora no “V” do lábio superior, por exemplo, dá um destaque sutil e que aumenta a definição”, explica.

Para quem tem lábios finos, vale usar um lápis da cor do batom para delinear e preencher a boca. “Dessa forma, o batom dura mais e ainda evita borrados”, revela. Por fim, para criar a ilusão de lábios maiores, aplique um pouco de gloss incolor no centro dos lábios superior e inferior. “O brilho e a textura do produto deixam um efeito de boca mais cheia e carnuda”, revela.