Topo

Currículo da beleza: estilo neutro de Cate Blanchett tem toque sofisticado

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

21/03/2014 07h10Atualizada em 24/03/2014 15h58

No ritual de beleza diário de Cate Blanchett, o item número um é o cuidado com a pele. Além de muito protetor solar, a atriz australiana, de 44 anos, é fã de máscaras que afinam e reduzem linhas de expressão. O uso frequente do produto já até rendeu algumas situações embaraçosas, como levar os filhos à escola e esquecer de retirar o creme.

Cate, que é embaixadora de uma marca de cosméticos japonesa, também costuma refrescar a pele conservando seus cremes na geladeira, o que, segundo ela, causa uma sensação relaxante. Essa é sua maneira preferida de aproveitar os benefícios de cada cosmético. O resultado é uma pele suave e bem hidratada, que proporcionou a confiança necessária para que ela gravasse cenas do filme “Blue Jasmine” sem maquiagem alguma. Sua atuação no longa de Woody Allen lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2014.

Make neutro e chique
No nécessaire de Cate, produtos como batons de tom nude, corretivo iluminador e blush vermelho criam a maquiagem básica para qualquer evento. Para o maquiador Elthon Thadeu, do Blend Salão de Beleza, de São Paulo, a atriz sabe realçar seus pontos fortes. “Acredito que, por ter olhos claros, ser bem branquinha e, provavelmente, ter cílios e sobrancelhas claras, ela sempre opta por olhos mais marcados, para chamar atenção ao melhor ponto de seu rosto. Sendo assim, o batom rosinha ou nude cria um efeito sofisticado”, explica.

Em suas passagens pelo tapete vermelho, Cate equilibra as cores das maçãs do rosto e lábios, para manter um visual chique. Geralmente, o blush ganha destaque, buscando um efeito saudável com tons de pêssego e rosa, mas nunca cintilantes para não marcar as linhas de expressão. Se a intenção é usar um batom de cor mais acesa, ela investe na pele natural, de cobertura leve, e cílios marcados com cobertura extra de máscara.

Outro visual clássico da atriz é o olho esfumado com sombras opacas em diferentes tonalidades de marrom, que ajudam a criar a profundidade certa ao olhar. “Em peles maduras, o preto deve ser aplicado mais no canto externo, rente aos cílios superiores, tomando cuidado para não deixar o côncavo tão escuro. Quanto ao lápis, ele pode ser usado, mas sempre com um esfumado marrom para aumentar os olhos e dar aquela disfarçadinha nas linhas de expressão”, diz o profissional do Blend.

Elthon também chama atenção para o uso de lápis rente aos cílios inferiores. “Como ela tem olhos pequenos, o artifício os diminui. Esse problema pode ser resolvido com uso de delineador apenas em cima e muita máscara, aumentando o olhar”, ensina.

Cabelos de diva
A atriz já usou fios escuros, porém o loiro é a sua marca registrada. Para o cabeleireiro Ulisses SJ, também do Blend Salão de Beleza, os tons claros a claríssimos quentes, dourados e marrons dourados são os que funcionam melhor para Cate. “Já as cores mais frias podem envelhecê-la, ainda mais para quem opta por uma maquiagem sempre tão neutra”, diz.

Cate também é conhecida por sua atitude clássica, que pede penteados mais trabalhados, como os coques com o volume sessentinha e as mechas onduladas ao estilo anos 40. “O visual diva, como a risca lateral com alinhamento mais clássico, também funciona muito bem para o seu rosto. Já os cabelos no meio e desestruturados deixam as maçãs do rosto muito em evidência, prejudicando a harmonia de suas linhas faciais”, explica o cabeleireiro.

Na hora de ousar, a atriz investe numa textura mais podrinha, com fios desalinhados e presos em rabos de cavalo baixo. Ela também já apostou em coques e tranças com frizz; contudo, para Ulisses SJ, a atriz não sustenta o visual desestruturado. “De modo geral, a personalidade de Cate transmite um alinhamento clássico quando o assunto é cabelo”, diz.