Topo

Perrengues da beleza: o que fazer quando unhas e cílios postiços caem?

Pinça pode ser uma ótima aliada da beleza na hora do aperto. Tenha uma sempre em mãos - Fabiano Cerchiari/UOL
Pinça pode ser uma ótima aliada da beleza na hora do aperto. Tenha uma sempre em mãos Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 13h05

Se ainda não aconteceu com você, provavelmente já deve ter ouvido alguém contar histórias tragicômicas de quem perdeu a unha ou o cílios postiços em uma festa importante, minutos antes do primeiro encontro ou às vésperas de entrar em uma cerimônia como madrinha do casamento. Pois saiba que toda adepta desses acessórios que turbinam o look correm o risco de ficar na mão na pior hora possível e, por isso, devem estar munidas de itens básicos, mas que, na hora H, são quebra-galhos preciosíssimos.

“Brinco dizendo que só ‘sobrevivi’ aos cílios que caíram graças ao delineador líquido e à máscara que estavam na minha bolsa. Desde então, eles viraram meus companheiros inseparáveis sempre que coloco cílios postiços”, conta a maquiadora Tatiana Donadio, do salão Studio W Alphaville, em São Paulo. “Os dois tufos do canto externo do olho caíram e consegui disfarçar as falhas, passando duas camadas de máscara nos cílios naturais, de baixo para cima e em direção à têmpora. Depois, dei uma leve apertada com os dedos para que os fios grudassem e ficassem parecidos com os tufos artificiais e finalizei com o delineador”, diz.

Para quem teve a sorte de encontrar os cílios que caíram, Tatiana ensina a espalhar um pouco de delineador líquido sobre a cola --a fim de amolecê-la-- e aplicá-los novamente na região com falha. Na falta do delineador, a saída é passar de duas a três camadas de máscara nos cílios naturais --dando alguns segundos de intervalo entre as passadas para garantir que fiquem mais espessos, escuros e longos-- e, assim, diminuir a diferença com o outro olho.

Se o perrengue acontecer em casa ou em algum lugar em que você tenha ou possa comprar uma cola específica, coloque um tiquinho dela no aplicador que vem na embalagem, em um palito ou na ponta do cabo de uma pinça e espalhe no chamado trilho --aquela linha em que os fios postiços ficam pendurados. Aguarde 30 segundos e coloque o acessório um pouco mais para cima da raiz dos seus cílios. Complete com delineador para disfarçar as imperfeições.

Desencane
Prefere arrancar tudo? Ok, mas para não machucar a pele, passe sobre a emenda um cotonete umedecido com demaquilante bifásico ou cremoso específico para os olhos. “Na ausência do cosmético e diante do desespero para se livrar dos cílios postiços, tem gente que usa primer, creme para a área dos olhos ou óleo de amêndoas", conta Tatiana. No entanto, ela não recomenda o uso desses produtos para esse fim.

"O risco deles irritarem os olhos é grande. Nesse caso, uma boa saída é deixar a água morna cair no rosto, o que facilita a remoção dos cílios postiços, sem que seus fios naturais saiam junto”, alerta a maquiadora. Segundo ela, para evitar contratempos desse tipo, o ideal é escolher um acessório com trilho fino e que pese menos; não exagerar na quantidade de cola; fazer a colocação com um bom profissional e lembrar que o acessório foi feito para durar apenas uma noite.

Quando o perrengue é com a unha
A unha postiça quebrou na rua e você não tem uma cola específica a tiracolo e a manicure não tem agenda para atendê-la? “O jeito é encaixar a unha onde ela arrebentou e prendê-la com um curativo adesivo ou um pedaço de esparadrapo, dando a entender que você se machucou”, recomenda a manicure Tatiana Rocha, do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, no Rio de Janeiro.

A profissional ainda contraindica o uso de supercola, devido ao risco de alergia, e também não acha que a solução seja lixar ou cortar as outras nove unhas, para que todas fiquem curtinhas. “Para isso, seria necessário usar uma lixa muito grossa, que não é fácil nem rápida e ainda deixa o acabamento feio e grosseiro. Ou uma tesoura, que pode rachar as unhas postiças durante o corte”, completa ela.

E nem pense em usar os dentes, pois, além de estragá-los, há a chance de retirar junto uma camada da unha natural. “O correto é esperar que ela cresça e, uma vez por semana, lixar ou aplicar um produto específico para remover unha postiça”, conclui.  

E você, já passou por algum tipo de perrengue da beleza? Deixe seu comentário aqui e a equipe de UOL Beleza encontrará a solução mais eficaz.