Topo

Invasão ruiva no SPFW: tom ganha força em passarelas e corredores do evento

Bárbara Stefanelli*

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 18h19

Ter os cabelos ruivos só é fácil para quem já nasceu abençoado com os fios avermelhados. Quem pinta, no entanto, precisa de muita dedicação para as madeixas não desbotarem. Como o tom está ganhando força nas passarelas e corredores do SPFW, o UOL Beleza conversou com modelos ruivos --naturais e pintados-- para saber qual tipo de cuidado diferenciado esses fios exigem. Os cabelos vermelhos estão tão em evidência que a próxima novela das seis da Globo, "Meu Pedacinho de Chão", escalou um "exército de ruivos" para o elenco, incluindo a modelo Cíntia Dicker. A seguir, veja dicas dicas de quem mais sabe o que é preciso fazer para ter a cor do momento:

Cabelos pintados

  • Patrícia Araujo/UOL

    Maria Eugênia Suconic, uma das hostess do SPFW e também conhecida por sua participação no reality “Papito in Love” (MTV), aderiu os cabelos de ruivos já faz dois anos. No entanto, quanto era pequena, ela conta que era ruiva e, conforme foi crescendo, o cabelo mudou para loiro escuro.

    “Aí eu comecei a pintar os cabelos bem de preto, mas parei no ruivo, porque senão ia ficar careca”, brinca. “Por causa do mega hair, que desbota mais, passo tonalizante duas vezes ao mês”, explica. Aplicada, Maria só usa xampu e condicionador para cabelos coloridos (“da linha rosa da Kérastase”); aplica um sérum de fixação de cor (“com os fios úmidos ou secos”) e, uma vez por semana, ainda aplica um xampu hidratante, que deixa dez minutos nos fios e depois enxagua. 

  • Patrícia Araujo/UOL

    A modelo (e sensação da temporada) Thairine Garcia estreou seus cabelos avermelhados nas passarelas do SPFW na última segunda-feira (31) --ela atingiu a idade mínima exigida pela organização do evento em dezembro passado. A jovem modelo, de 16 anos, conta que seu cabelo é castanho claro, mas que teve de pintá-lo por questões profissionais.

    “Por causa de casting, quiseram que eu mudasse para o ruivo e acabei achando que combina mais comigo, com meus olhos”. No entanto, para manter a coloração que, segundo ela, desbota em três lavagens, ela faz hidratação e um corte que tira as pontas duplas todo mês (“quando dá, vou mais de uma vez por mês”). 

Cabelos naturais

  • Patrícia Araujo/UOL

    Alexandre Kunz, ruivo de nascença, já não precisa de tantos cuidados. “Uso só xampu comum”, diz. O modelo acredita que ter os fios avermelhados é um diferencial para a carreira, porque poucos modelos têm.

    “Isso me ajuda muito, já que chama atenção. Como a minha barba também é ruiva, então atrai ainda mais na hora de ser selecionado para um trabalho.”

  • Patrícia Araujo/UOL

    A modelo Victoria Schons é naturalmente ruiva e, por conta da genética, só passa xampu e condicionador nos fios. Hidratação? A cada três meses. “Nunca faço nada. Só lavo e deixo secar normalmente. Diariamente, também uso um condicionador para diminuir as pontas duplas”, revela.

    No verão, a modelo da agência Elo conta que seus fios ficam mais loiros, por conta do Sol. “O cabelo fica mais escuro na raiz e mais claro nas pontas.” 

* Com colaboração de Bianca Iaconelli.