Topo

Currículo da beleza: Lupita aposta em maquiagem colorida e pele iluminada

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

11/04/2014 07h00

A atriz Lupita Nyong'o, que levou para casa o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2014, por sua atuação no premiado "12 Anos de Escravidão",  já virou um ícone de beleza. Nascida no México e criada no Quênia, a atriz de 31 anos chamou a atenção do mundo não apenas na tela grande, mas também em suas aparições públicas, com looks cheios de personalidade e estilo.

Dona de beleza natural e marcante, a atriz não tem medo de ousar e aposta em maquiagens coloridas, levando para os tapetes vermelhos uma dose de frescor. Sobre a pele iluminada, com aparência leve, Lupita arrisca ao usar sombras coloridas com muito brilho, muitas vezes combinadas com batons igualmente vibrantes.

Se quiser copiar o visual da nova "it-girl", a maquiadora Chloé Gaya, da rede de salões Jacques Janine, aconselha: "Antes de mais nada, é fundamental tomar cuidado na preparação da pele negra para que ela não fique com aspecto acinzentado". Segundo a especialista, é imprescindível escolher base e pó idênticos ao tom da tez. "Na hora da compra, teste no próprio rosto", aconselha.

Musa inspiradora
Lupita é uma nova referência quando se trata de produções ousadas. "A atitude jovem, aliada às combinações poderosas, é revolucionária e inspira futuras produções", acredita Chloé. Quando o assunto é combinação, o segredo do sucesso da atriz é apostar nas cores certas para realçar o visual. “Para a pele negra, as sombras intensas são as mais indicadas, nas cores dourada, azul, verde, lilás e rosa. O iluminador dourado também figura entre as escolhas mais adequadas, junto com batons dourado, nude, rosa, laranja e vermelho”, ensina a maquiadora. Lupita tira bastante proveito destas tonalidades e não tem medo de usá-las inclusive ao mesmo tempo.

Outra característica do visual de Lupita é coordenar as cores da maquiagem, das roupas e do esmalte. "O uso das nuances tom sobre tom cria visuais interessantíssimos", opina Chloé. Quando a opção não é o degradê, a atriz escolhe as contrastantes ou complementares. "As últimas, que são opostas no círculo cromático, criam visuais incríveis. Contudo, evite usar mais de três cores diferentes em uma mesma maquiagem", adverte.

Uma última dica para realçar a beleza negra é investir nos batons líquidos, que têm base transparente. "Por conta da cor dos lábios, o produto --em tons de vermelho, rosa e laranja-- fica muito bonito, porque colore suavemente, realçando a pele e criando um efeito especial de impacto", finaliza Chloé.

Abaixo, clique nos pontos e veja detalhes da maquiagem ou ative o zoom para ampliar a foto e ver os mínimos detalhes da produção de Lupita.