Topo

Aprenda a recriar os looks lançados no SPFW e Fashion Rio

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 07h00

As edições de primavera/verão 2015 do SPFW e Fashion Rio reforçaram a tendência internacional pela busca de um visual natural e “fresco”, que valorize a beleza real da mulher. As maquiagens das passarelas nacionais têm pele leve, uniformizada com base líquida ou BB Cream, deixando o destaque para os olhos, que ganharam tons terrosos e de cobre. Já os cílios se dividiram entre neutros ou carregados com máscara para deixar os fios separados, ao estilo Twiggy.

Os lábios também apresentaram contrastes. O nude foi destaque junto com o levemente rosado, efeito criado a partir da combinação de balm ou gloss e batom rosa de fundo azulado, ensaiando o retorno do conhecido Snob. As cores vibrantes apareceram em variações do batom vermelho, com acabamento matte, cremoso e tons de bronze, além do roxo.

Os cabelos também mostraram uma aproximação com o universo feminino, reforçando texturas que não dão trabalho, como os efeitos molhado, “podrinho” com frizz e o ondulado ao estilo recém-saído da praia. Entre os penteados, a trança manteve o sucesso das últimas temporadas e apareceu dividida em múltiplas mechas e presa em coque. A seguir, veja os tutoriais que ensinam a recriar os looks lançados nas principais semanas de moda do Brasil.

Pele natural

Pele natural - Tufi Duek  - Patrícia Araújo/UOL - Patrícia Araújo/UOL
Imagem: Patrícia Araújo/UOL

O maquiador Daniel Hernandez criou um visual natural para o desfile da grife Tufi Duek no SPFW, apostando em BB Cream e corretivo. Para copiar a maquiagem, a pele deve estar limpa e preparada com tônico e hidratante para manter uma textura bem leve. Aprenda a preparar uma pele de aspecto cru aqui.



Make cobre

Make cobre - Patrícia Araújo/UOL - Patrícia Araújo/UOL
Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Presente nas passarelas internacionais, o cobre também marcou a beleza de marcas como a UMA por Raquel Davidowicz. O visual idealizado pelo maquiador Marcos Costa combinou tons terrosos nos olhos. E o iluminador, que foi usado até abaixo das sobrancelhas, criou uma pálpebra cintilante. Aprenda a usar a maquiagem cobre que vai do dia à noite aqui.




Coque trançado

Coque trançado - Patrícia Araújo/UOL - Patrícia Araújo/UOL
Imagem: Patrícia Araújo/UOL

O penteado com finalização impecável foi destaque na grife do estilista Fause Haten, que investiu em um coque com textura para apresentar suas modelos no SPFW. O maquiador Ricardo dos Anjos se inspirou na beleza ao estilo “boneca” e criou o look feito a partir do rabo de cavalo trançado e preso com grampos. Aprenda a recriar o visual das passarelas aqui ou invista no penteado que combina a tiara com trança corrente.



Rabo de cavalo com textura

Rabo de cavalo com textura - Patrícia Araújo/UOL - Patrícia Araújo/UOL
Imagem: Patrícia Araújo/UOL

No desfile da UMA por Raquel Davidowicz no SPFW, o penteado prático do dia a dia saiu do básico, com as mechas texturizadas e acabamento despretensioso. O visual criado pela cabeleireira Juliana Barbosa tem fios levemente ondulados e desfiados e pode ganhar mais sofisticação com o topo volumoso. Aprenda a recriar o visual aqui.




Cabelo de praia

Cabelo de praia - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Imagem: Alexandre Schneider/UOL


Para o desfile de Patrícia Viera no Fashion Rio, o top maquiador Max Weber idealizou um visual “express” com mechas “soltas ao vento”, como as de quem acabou de sair da praia. O efeito com fios ondulados sem muita marcação pode ser conquistado com musse ou spray salino. Aprenda a recriar o visual aqui.



Efeito molhado

Efeito molhado - Alexandre Schneider/Montagem/UOL - Alexandre Schneider/Montagem/UOL
Imagem: Alexandre Schneider/Montagem/UOL

O visual “clean” e minimalista já conquistou famosas como Emma Watson e Lily Collins e apareceu também nos desfile das marcas Coca-Cola Jeans e Alessa, ambas do Fashion Rio, que investiram em uma aparência laqueada. O cabeleireiro Robert Estevão conquistou o efeito aplicando musse e escovando os fios, que foram finalizados com spray de brilho. Aprenda a recriar o look com coque aqui.