Topo

Em alta, cabelos afros pedem cuidados especiais e cortes diferentes

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

23/04/2014 07h00

Durante as últimas semanas de moda em São Paulo e no Rio de Janeiro, o visual cacheado esteve presente nas passarelas. Na TV, as atrizes da novela "Em Família" (Globo), Erika Januza, Lica Oliveira e Elina de Souza também abusam dos fios volumosos, assim como Taís Araújo, que assumirá os fios afro na próxima novela das sete, "Geração Brasil". Já a atriz Lupita Nyong'o, atual queridinha dos fashionistas, investe em um visual mais moderninho, cheio de estilo. 

Conhecidos, também, por serem mais ressecados, os fios afro necessitam de cuidados específicos, já que apresentam menor maleabilidade e ainda possuem maior "frizz" --aqueles indesejáveis fios arrepiados--, que pode ser controlado, ao manter os cabelos mais hidratados.

“Por não ter uma forma lisa na estrutura, a oleosidade do couro cabeludo não percorre toda a extensão do fio e ,com isso, os cabelos afros tendem a ser mais ressecados nas pontas”, explica Fernando Paolo, cabeleireiro especialista em visuais afros do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo. Esse é um dos principais motivos que interferem no aspecto saudável dos fios crespos. A seguir, veja alguns cuidados básicos e sugestões de produtos que potencializam a saúde do fio crespo: 

Rotina de cuidados
Como os cabelos são mais volumosos, os cuidados incluem tratamento reconstrutor, uso diário de xampu, condicionador e leave-in específico, além de protetores térmicos, quando os cabelos forem expostos ao calor do secador. Esses produtos fazem com que os fios fiquem mais brilhantes e com volume ideal. “O fio afro precisa de nutrição específica, com peso molecular menor para conseguir uma maior recuperação. O ideal é fazer hidratações profundas a cada 15 dias, com produtos indicados para o cabelo afro”, orienta Paolo.

Para as mulheres que colorem os fios, vale ressaltar que a química nos cabelos cacheados deve ser diferenciada e a saúde do fio interfere na coloração. "Os tons de dourado, acobreados e vermelhos ficam ótimos", indica Waleska Zanyour, cabeleireira da Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.

Depois de quimicamente tratados, os cuidados com as madeixas devem ser redobrados e para os demais processos químicos, como alisamentos e relaxamentos, os fios precisam ser avaliados por um profissional e os procedimentos não devem ser realizados em casa. "A fórmula para estes processos é extremamente forte. A combinação de tintura e alisamento ou relaxamento pode ocasionar a quebra dos fios", explica Sonia Nesi, cabeleireira no salão de mesmo nome, no Rio de Janeiro.

Cortes e penteados
Além dos cuidados básicos e específicos, outra dica é manter o corte sempre em dia. Para quem optar pelo cabelo comprido, os fios devem ser repicados no comprimento para que o volume fique bem distribuído. O uso de um bom creme de pentear ajuda a manter os cachos definidos, se eles forem secos naturalmente. Para mais definição no penteado, o uso do secador e do difusor garante volume na medida certa.

Os penteados com trança são mais descolados e mantêm a raiz do cabelos no lugar por mais tempo. Além disso, podem receber variações no comprimento, que pode ficar preso, solto ou com acessórios. Para as mulheres que preferem os cabelos curtos, o formato "bolinha" é o mais usado. Os fios são cortados mais curtos e um processo de relaxamento mantém o visual alisado, deixando-o volumoso.