Topo

Cílios marcados ao estilo Twiggy são aposta divertida de make

Twiggy (foto à esq.) é precursora dos cílios que inspiraram grifes como Saint Laurent e Cavalera (foto à dir.) - AP Photo/Getty Immages/Patrícia Araújo/Montagem/UOL
Twiggy (foto à esq.) é precursora dos cílios que inspiraram grifes como Saint Laurent e Cavalera (foto à dir.) Imagem: AP Photo/Getty Immages/Patrícia Araújo/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 07h10

O visual divertido da modelo britânica Twiggy, sucesso na década de 60, volta para tirar a maquiagem do básico. O estilo ”boneca”, no qual os cílios superiores ganham volume extra e os inferiores recebem diversas camadas de máscara para ficarem separados, virou aposta de grifes como Saint Laurent, na temporada outono/inverno 2015 da semana de moda de Paris, e Cavalera, na edição verão 2015 da São Paulo Fashion Week. Para o desfile da marca francesa, o maquiador Aaron de May investiu em um delineador gráfico preto matte, dando um ar mais pesado aos cílios "sessentinha". Já a marca paulista teve como inspiração bandas dos anos 70, como Fleetwood Mac, e o maquiador Robert Estevão acrescentou elementos característicos do período, como sobrancelhas apagadas e lábios naturais, além de camadas extras de máscara.

Modo de usar

Para Marcia Val, maquiadora do salão M.G Hair Design, em São Paulo, é preciso ter cílios longos para adotar o estilo "Twiggy". “A máscara é um dos itens necessários, mas também é possível investir em cílios postiços nas pálpebras superiores e inferiores para fazer a make”, explica. Para quem não tem habilidade na aplicação dos cílios falsos, uma dica da profissional é usar uma máscara não muito nova (quando a tinta fica um pouco mais "pegajosa") para engrossar os pelos e, na sequência, aplicar um produto novo. Também é possível alcançar o look combinando máscaras que alongam e acrescentam volume aos cílios, além de investir em escovas mais volumosas, que saturam os fios com o cosmético. “Outro acessório que vai auxiliar na maquiagem é o curvex, que deve ser usado antes da utilização das máscaras e cílios postiços”, ensina Márcia.

Atualmente, técnicas como a do permanente de cílios ajudam a alongar fios que são naturalmente curvados para baixo, como é o caso das orientais, por exemplo. Porém, o procedimento de longa duração não é tão acessível e limita as opções de make durante certo tempo, lembra a maquiadora. O look "Twiggy" também é funcional para quem possui olhos pequenos, já que ele cria impressão de olhar mais aberto e expressivo.

Na hora de apostar no visual, Márcia ensina que não há restrições para usar os cílios marcados, basta compensar com maquiagem neutra durante o dia e investir em um pouco mais de cor apenas à noite, marcando o côncavo com sombra marrom. “O estilo 'sessentinha' pode ser encarado como uma brincadeira. Ele vira opção de make em um evento de moda ou casamento, trazendo referência e atitude ao visual”, diz a expert.