Topo

Famosas usam rabo de cavalo da moda com fios lisos e saudáveis

Os rabos de cavalo ganham fios saudáveis (à dir.) e chapados (centro), como os de Sabrina Sato (à esq.) - AgNews/Divulgação/Montagem/UOL
Os rabos de cavalo ganham fios saudáveis (à dir.) e chapados (centro), como os de Sabrina Sato (à esq.) Imagem: AgNews/Divulgação/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

09/05/2014 07h10

Penteado prático para o dia a dia, o rabo de cavalo acaba de ganhar duas novas versões estilosas. Na edição outono /inverno 2015 da semana de moda de Paris, as grifes Kenzo e Giambattista Valli apresentaram, respectivamente, o formato “sharp” - com fios superlisos, pontas retas e acabamento lustroso -, e o saudável, no qual os fios ganham aspecto sedoso e leve ondulação no comprimento.

As mechas lisas ou com ondas menos marcadas não são apenas tendência nas passarelas, mas também preferência nacional. Segundo pesquisa encomendada pela marca L’Oréal Paris, cabelos lisos são a escolha de 54% das entrevistadas no Brasil, que adotam o formato mesmo com procedimentos químicos. O visual controlado com estrutura e ar sofisticado já foi aposta entre famosas como Sabrina Sato, Fernanda Lima e Kate Middleton.

Como conseguir o look

Para o desfile da Kenzo, o cabeleireiro britânico Anthony Turner se inspirou no filme “Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992), do diretor David Lynch. O conceito da heroína que representa a mulher de perfeição irreal se traduziu no rabo de cavalo com fios chapados e penteados para trás, presos na linha da orelha. O look ganhou impacto com o comprimento longo e pontas cortadas na horizontal, criando um ar arquitetônico, além do spray fixador, que deu estrutura aos fios e eliminou todo o frizz. Para finalizar, o profissional acrescentou óleo para dar brilho ao cabelo e enrolou uma mecha em volta do elástico.

O visual também pode ser adotado por quem possui cabelo curto ou corte repicado. O cabeleireiro Rodrigo Salles, do Salão Galeria, em São Paulo, sugere o uso de aplique com fios naturais, que são vendidos a preços acessíveis. “Para copiar o penteado, faça, primeiramente, o rabo de cavalo mais curto e, em seguida, prenda o aplique ao cabelo para criar a impressão de comprimento”, ensina. Para o profissional, os fios chapados com prancha também podem ganhar brilho e perder o frizz com finalizador leve de sua preferência.

Já a grife Giambattista Valli mostrou fios com ar de saúde. O cabeleireiro cubano Orlando Pita usou uma combinação de sérum e óleo para hidratar e dar brilho ao cabelo, que foi preso em um rabo de cavalo baixo, evitando um formato mais esportivo. Para acrescentar sofisticação ao penteado, o profissional investiu em mechas levemente onduladas com babyliss grosso, soltando os cachos com os dedos. Outra maneira de conquistar o visual é investir na escova lisa com pontas cacheadas ou no modelador automático, ensina Rodrigo. “O modelador cria cachos com rapidez e, para soltá-los, penteie os cabelos com uma escova raquete”, ensina. Para manter o aspecto sedoso dos fios, o cabeleireiro sugere hidratação com óleo de argan combinado a uma máscara. “A hidratação deve ser feita a cada 15 dias para quem já aplicou química nos cabelos. Fios naturais respondem bem ao tratamento feito uma vez por mês”, explica. O resultado é um visual feminino e jovial com aspecto fresco.