Topo

Delineador gatinho ganha traços modernos nesta temporada; aposte

Da esq. para a dir.: traços modernos criados para os desfiles de Samuel Cirnansck, Felder Felder, Rag & Bone e Jean Paul Gaultier - Patrícia Araújo/Getty Images/Montagem/UOL
Da esq. para a dir.: traços modernos criados para os desfiles de Samuel Cirnansck, Felder Felder, Rag & Bone e Jean Paul Gaultier Imagem: Patrícia Araújo/Getty Images/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

16/05/2014 07h10Atualizada em 16/05/2014 14h03

O delineador gatinho é um clássico da maquiagem porque, além de delicado e feminino, levanta o olhar e valoriza a expressão facial. O traço rente aos cílios superiores e levemente puxado em direção à sobrancelha ficou famoso na década de 60 com os looks das divas do cinema, como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn. Nesta temporada, ele ganhou releituras nas passarelas das grifes Samuel Cirnansck, Dolce & Gabbana, Felder Felder, Rag & Bone e Jean Paul Gaultier, que mostraram linhas mais modernas - algumas esfumadas - deixando o look impactante e atual.

Como fazer                              

Na edição primavera/verão 2015 da São Paulo Fashion Week, a equipe do salão Celso Kamura, de São Paulo, desenvolveu um traço inverso para a beleza da marca Samuel Cirnansck, criado com o delineador caneta. “Para desenhar o delineador inverso, faça um pontilhado que servirá de molde e, quando estiver simétrico, preencha a linha. Criamos esse traço a partir do canto interno dos olhos, com uma linha bem fina, que engrossa no meio dos olhos, abrindo um pouco ao chegar ao canto externo”, ensina o maquiador Roosevelt Vanini. O profissional explica que a ponta fina da caneta facilita o desenho.

Já na temporada outono/inverno 2015 da semana de moda de Londres, a grife Felder Felder inovou com o esfumado. “Esse traço pode ser criado com delineador em gel e pincel fino. Basta esfumá-lo de maneira delicada e mínima”, ensina a maquiadora Tatiana Donadio, do salão Studio W Alphaville, em São Paulo. Na mesma estação, mas na semana de moda de Nova York, a grife Rag & Bone mostrou um traço preciso, feito com uma caneta delineadora que dá um efeito mais marcado e molhado à cor preta. “O look é ideal para quem não tem muita prática. Esse tipo de traço valoriza o olhar jovem, até 25 anos, aproximadamente, porque pode realçar linhas de expressão”, explica Tatiana.

Para quem tem atitude e gosta de ousar na maquiagem, independentemente da idade, a inspiração vem da edição outono/inverno 2015 semana de moda de Paris. No desfile da grife Jean Paul Gaultier, o delineador gatinho perdeu um pouco da delicadeza com o traço marcante e conceitual. “Indicado para mulheres modernas, pode ser reproduzido com delineador em gel e pincel fino, sendo preenchido com sombra preta matte e um pincel em formato de lápis”, explica a maquiadora.

Ferramentas

Na hora de escolher o tipo de delineador, Tatiana explica que o produto em gel é o mais fácil de usar por quem não tem prática, porque permite dosar a quantidade de material no pincel com mais precisão; o líquido é apropriado para as mais experientes, pois borra com facilidade, embora o seu efeito seja mais duradouro. “A caneta também exige prática porque o produto não seca tão rápido como o gel”, diz.

Para este outono/inverno, Roosevelt sugere a versão mais moderna do delineador, com acabamento quadrado, que é fácil de fazer, mesmo pelas menos habilidosas. “O traço mais grosso favorece a visualização da maquiagem, criando um resultado profundo e marcante. Para incrementar o visual, você pode acrescentar cor, com sombra ou mesmo o delineador colorido. O desenho deve extrapolar o canto externo dos olhos e pode preencher uma boa parte da pálpebra móvel.”, ensina.