Topo

Currículo da beleza: Taylor Swift exibe look romântico e retrô; copie

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

21/05/2014 07h10

A cantora Taylor Swift começou a fazer sucesso com suas músicas pop em 2005, mas não foi apenas o seu trabalho que se tornou referência para mulheres de todas as idades. A garota também se tornou ícone de beleza, afinal suas aparições rendem inspirações, graças aos seus penteados e maquiagens com uma boa dose de romantismo e doçura. Aos 24 anos, Taylor coleciona mais de 90 prêmios, vendeu 16 milhões de álbuns e se prepara para a estreia no cinema, com o filme “O Doador”, cujo lançamento mundial está marcado para agosto de 2014. 

Marca registrada
Dona de um estilo romântico carregado de referências retrô, Taylor aperfeiçoou o visual ao longo dos anos. As características "country", com botas pesadas e vestidos com franja deram espaço para os sapatos finos, shorts de cintura alta, blusas com transparência moderada e vestidos acinturados. A mudança também refletiu na beleza: trancinhas foram substituídas por penteados sofisticados e a maquiagem leve ganhou cores e contornos. “Extremamente elegante, o look 'ladylike' que a cantora usa muito hoje remete aos anos 40 e 50, que combina com os seus traços delicados e sua atitude feminina”, comenta Camila Gutnik, maquiadora e consultora de estilo do Gutnik’s Espaço de Beleza, no Rio de Janeiro.

Evolução do penteado
Os cabelos de Taylor ganharam modernidade ao longo dos anos, sem perder a característica clássica. Os seus penteados passaram dos cachos bem marcados para as ondas modeladas com babyliss. Outra marca foi a franja cortina, na altura das sobrancelhas, que, segundo o cabeleireiro Samuel Jabes, do Shades Studio, em São Paulo, "foi uma ótima pedida, porque evidenciou ainda mais seus traços delicados." 

Atualmente, o seu corte “long bob” (variação longa do chanel) com topete é um dos visuais mais celebrados dos tapetes vermelhos. “Taylor tem o rosto no formato de triângulo invertido (queixo fino, testa larga e têmporas sobressalentes). O corte com franja lateral diminuiu a testa e o cabelo sem volume até as orelhas suaviza a linha das têmporas”, explica Camila. Para que o visual fique proporcional, os fios são desfiados no comprimento, adicionando volume próximo ao queixo.

Maquiagem retrô 
Quando o assunto é a maquiagem, Taylor investe na pele impecável com acabamento natural, própria da sua idade. O uso do delineador gatinho (preto ou colorido) é uma da pitadas retrô que ela utiliza no visual. "O traço grosso combinando com o batom vermelho forte deixa a cantora elegante. Ela combina texturas e cores de maneira correta e precisa", completa Cláudio Germano, visagista do Studio Claudio Germano, em São Paulo. 

Adepta da maquiagem neutra, Taylor aposta em sombras marrons, douradas e nos clássicos esfumados para os olhos. "Ela tem olhos claros, que são realçados com os esfumados em preto ou tons de marrom", diz Cláudio. Nos lábios, o batom vermelho é o queridinho de Taylor, que, quando usa a cor nos lábios, não carrega o make dos olhos. "O estilo dela é muito atual, apesar das referências dos anos 50 e 60. Ela combina as influências de maneira harmoniosa e inspira todas as mulheres", finaliza o profissional.