Topo

Maquiadora britânica indica makes de inverno para as brasileiras

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 07h10

A maquiadora britânica Sarah Jane Froom, da marca bareMinerals e de famosas como a modelo e apresentadora Alexa Chung, esteve recentemente no Brasil para o lançamento de uma linha de batons, gloss e lápis para lábios em cores vibrantes - uma das apostas para o nosso inverno segundo a profissional, que participou dos backstages da edição de outono/inverno 2015 da semana de moda de Londres. Por dentro das novidades, ela conta quais tendências de maquiagem mais se destacaram nas passarelas e ensina as brasileiras a usá-las nesta temporada.

Tudo natural

A sobrancelha bem desenhada e a pele crua são destaques há algumas temporadas. Para as brasileiras, a dificuldade de manter um look com frescor se deve ao clima quente, que não contribui para a duração da maquiagem. Sarah Jane ensina que, assim como para as peles oleosas, uma base de acabamento matte sobre um primer em gel ajuda a manter a pele com a luminosidade certa e mais resistente. “Além disso, também vale a pena investir no pó translucido para finalizar a maquiagem, pois ele minimiza a aparência de poros abertos e linhas finas, ajudando a base a manter uma aparência fresca por mais tempo”, explica.

Já nos olhos, grifes como Marc Jacobs, na edição outono/inverno 2015 da semana de moda de Nova York, apostaram em sombras bege de acabamento opaco, próximas à cor natural da pele. “Para aderirem à tendência, as morenas podem usar tons terrosos e marrons e, até mesmo, um pouco de dourado. O importante é sempre buscar uma cor próxima da tonalidade da sua pele”, diz. “Recentemente, maquiei a (apresentadora e modelo) Alexa Chung, que tem olhos azuis piscina. Ela não gosta de muita maquiagem, então investi numa pele mais luminosa, um olho marrom claro delicadamente esfumado e boca nude. Para ela, a sombra marrom ajuda a evidenciar ainda mais o olhar e funciona nesta tendência natural”, conta.

Inverno bronzeado e com cores fortes

Neste inverno, o blush vai se sobressair um pouco mais nas maçãs do rosto com o uso de pó bronzeador. “Para ressaltar um pouco mais a pele, é válido combinar o tom levemente alaranjado do pó bronzeador a blushes nas cores pêssego ou rosa”, explica Sarah Jane. A intenção é criar uma pele levemente tocada pelo sol.  Aplique o pó bronzeador bem no topo da maçã em direção às têmporas e o blush na bochecha. Já nos lábios, as cores quentes virão em nuances de vermelho e rosa, e o diferencial ficará por conta do acabamento. “Batons ultra pigmentados com textura cremosa criam uma acabamento acetinado superatual”, diz.  

Esfumado metálico

O tradicional preto para um look esfumado ficará em segundo plano nesta temporada. “O delineador será mais delicado quando combinado a um olhar esfumado, que terá tons metálicos em cinza, marrom e dourado”, explica a profissional.