Topo

Beyoncé e Solange Knowles: estilos opostos das irmãs rendem inspirações

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

02/06/2014 07h10

Embora sejam unidas, as irmãs Beyoncé e Solange Knowles seguem caminhos opostos quando o assunto é estilo e beleza. Enquanto a esposa de Jay-Z encarna a diva do pop, a outra assume o lado “fashionista”, marcando presença nas primeiras filas de desfiles nas semanas de moda internacionais. Ambas ficaram famosas com visuais semelhantes, no qual mechas longas e loiras combinavam com maquiagem funcional, trazendo pele iluminada e boca nude para um efeito natural.

Contudo, as escolhas de cada uma mudaram. Para a turnê "The Mr. Carter Show World Tour", de 2013, a cantora Beyoncé convidou o maquiador Sir John B. para criar seus looks, e o resultado foi um toque de ousadia em seu visual clássico. O profissional trouxe tendências da passarela como batons vibrantes e sombras metalizadas com efeito molhado, deixando a maquiagem da cantora mais glamourosa. Já Solange Knowles assumiu os fios crespos em cortes simétricos cheios de atitude.

Sexy x moderna

Ao longo de sua carreira, Beyoncé manteve uma maquiagem delicada, pois sabe que valoriza os seus traços. Para o maquiador Porfírio Passos, do Salão Studio W Higienópolis, em São Paulo, a pele bem corrigida e iluminada é um dos pontos principais para uma make bonita. “Seja leve ou elaborada, a maquiagem com pele perfeita tem mais de 50% de chances de sucesso e dá certo para qualquer mulher”, explica. Se antes os lábios apareciam somente com cores como rosa claro e nude, agora a cantora perdeu o medo e tem aparecido com tons de vermelho, vinho e até mesmo o ousado orquídea radiante.

Por outro lado, Solange Knowles abandou o básico há tempos. Suas apostas ousadas incluem olhos gráficos com cores vibrantes como o verde esmeralda e batons vibrantes de textura matte. “Solange sabe usar cor e passar uma imagem moderna e descontraída, diferente de Beyoncé”, diz Passos. Porém, esse tipo de maquiagem pede acabamento perfeito. “A pele precisa ser bem corrigida para não enfatizar imperfeições, como as olheiras”, explica.

Ondas de diva x corte estruturado

Quando o assunto é cabelo, Beyoncé mudou pouco durante os anos e foi apenas neste semestre que as novidades surgiram com mais frequência. No entanto, é fácil entender as razões da cantora para manter o visual. “O tom loiro do cabelo, além de iluminar também a deixa com ar mais jovial, alongando o rosto, pois o tom mais claro nas pontas evidencia o seu formato”, explica o cabeleireiro Wesley Nóbrega, também do Salão Studio W Higienópolis, em São Paulo. Para que os fios mantenham esse tom, é necessário fazer mais mechas e deixar a raiz mais apagada para evitar retoques e danos aos fios, ensina o profissional.

As longas mechas onduladas também são estratégicas no visual de Beyoncé. Nóbrega explica que o look exige escova e modelador de cachos, o que não só ajuda a valorizar a cor, mas, também, a manter o penteado por mais tempo. Os fios molhados que a cantora apresentou na 56ª edição do Grammy, em Los Angeles (EUA), também ajudam a manter os fios sob controle. “O efeito pode ser conquistado com cera com brilho, sem deixá-los rígidos”, diz.

Já a irmã da diva assumiu de vez os fios crespos. “O look é bem moderno e é preciso muito cabelo para fazer o corte quadrado, com menos volume no alto da cabeça. Esse visual funciona para Solange, pois a deixa com o rosto mais arredondado”, explica Nóbrega. Quando aposta nos fios lisos, como fez recentemente no baile do MET 2013, em Nova York (EUA), Solange também acerta porque o penteado cria impressão de volume na lateral de seu rosto, que é alongado. “A franja despojada também ajuda, trazendo um ar mais moderno. Ela é ideal para quem possui o rosto oval”, ensina o cabeleireiro