Topo

Aprenda a usar o blush para conquistar um visual saudável e natural

Descubra qual é o blush ideal para o seu tom de pele - Getty Images
Descubra qual é o blush ideal para o seu tom de pele Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

03/06/2014 07h00

Exibir uma pele corada é fundamental para passar uma imagem de frescor e vitalidade. Por isso, quando o reflexo do espelho mostra um rosto pálido demais, é hora de usar um item de maquiagem simplesmente indispensável: o blush.

Porém, o desafio é conseguir um resultado natural. Para chegar lá, a primeira regra é não pesar a mão, aplicando o blush apenas nas maçãs do rosto --exatamente a área das bochechas que levanta quando a gente sorri.

“Quanto mais fofo e largo o pincel, mais suave será o resultado da aplicação. Os modelos menores e com cerdas duras vão deixar o produto mais marcado na pele”, ensina a maquiadora Chloé Gaya, consultora de imagem dos salões Jacques Janine. Antes de levar o pincel ao rosto, vale dar algumas batidinhas no dorso da mão, para retirar o excesso, quando o blush for em textura pó. Fazer a maquiagem em um local bem iluminado também ajuda a acertar na quantidade.

Ainda assim, se ao final do processo você perceber que exagerou, é possível consertar: basta retirar o excesso com a ajuda de um lenço facial seco. Outra opção é espalhar um pouco mais de pó facial por cima, para voltar ao tom inicial da pele.

Outras versões
Blushes cremosos e líquidos também rendem uma maquiagem de efeito natural. Nesse caso, basta aplicar direto nas maçãs do rosto e espalhar com as pontas dos dedos ou com a ajuda de uma esponjinha, como as usadas para base e pó. “A dica para aplicar o blush líquido é hidratar bem a pele antes, para que o produto não se acumule nas áreas ressecadas e acabe manchando”, indica a maquiadora Penélope Beolchi, do salão Opa! Hair, em São Paulo.

Aprenda a passar blush

Ilustrações didáticas ensinam usar o produto de acordo com o tom da pele e o formato do rosto

Veja
Para o maquiador Junior Alves, que integra o time de apresentadores do programa Ser Mulher, da Fox Life, até um batom pode servir como blush, num momento de emergência. “O batom é um quebra-galho e pode fazer a vez de um blush em bastão. Basta aplicar nas maçãs e espalhar com os dedos”, diz.

As versões mate e sem brilho são as mais naturais, indicadas para uma maquiagem discreta. Os blushes cintilantes combinam com quem gosta de um pouco de brilho. “Mulatas e negras ficam lindas com blush cintilante nos tons de marrom e bronze. Parece que elas acabaram de voltar da praia”, diz a maquiadora Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza, em São Paulo.