Topo

Iluminador para esculpir o rosto é hit de make entre as famosas; aprenda

Kim Kardashian e Juliana Paes valorizam a zona T, maçãs do rosto e maxilar com o iluminador - Getty Images/AgNews/Montagem/UOL
Kim Kardashian e Juliana Paes valorizam a zona T, maçãs do rosto e maxilar com o iluminador Imagem: Getty Images/AgNews/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/06/2014 07h10

A maquiagem perfeita pede uma pele uniforme e radiante e, para isso, não faltam produtos e truques. A bola da vez é o iluminador. Comumente usado como ponto de luz no canto interno dos olhos, o item virou o queridinho de famosas, como Kim Kardashian, para realçar os pontos fortes do rosto. A socialite, que não dispensa uma base mais escura para fazer o contorno facial e disfarçar imperfeições, também aderiu ao novo uso do cosmético, que visa definir ângulos de sua expressão.

Quando Kim participa de algum evento, é fácil perceber como ela tira proveito das técnicas de contorno. Para o maquiador Danilo Donadeli, da Rede Globo, com famosas como Juliana Paes e Gaby Amarantos no currículo, a área abaixo dos olhos, a parte central do rosto -- conhecida como zona T -- e o maxilar são os pontos estratégicos para garantir a iluminação perfeita. “O iluminador é fundamental para uma maquiagem de transformação, graças à criação de efeitos de luz e sombra. Assim, ele deixa o rosto com perspectiva”, explica. Kim Kardashian também aplica o produto para contornar a parte central do lábio superior, no centro do queixo e abaixo das sobrancelhas, fazendo com que sua estrutura óssea fique mais valorizada.

A atriz brasileira Juliana Paes também tem usado o artifício para sair bela nas fotos. Queixo, ponta do nariz e entre as sobrancelhas iluminados garantem uma expressão viva à pele morena de Juliana. Segundo o maquiador, espalhar uma base levemente mais escura nas laterais do nariz e usar o iluminador na ponta (com moderação) afina os traços.

Invista na técnica
Para conquistar o efeito, é necessário escolher o produto adequado para cada tipo de pele. “Os pós minerais com efeito cintilante se adaptam em todas. Porém, para uma pele seca, o ideal é investir em um iluminador cremoso ou líquido, e usá-lo após a base de cor idêntica à sua”, sugere o maquiador. Donadeli também explica que a iluminação deve ser criada com moderação, focada apenas os detalhes que vão valorizar cada formato de rosto. A dica que vale para todas é aplicar uma pequena quantidade do produto com leve batidinhas nos ossos mais salientes: canto externo do topo da maçã do rosto, abaixo da sobrancelha, meio da testa, queixo e acima do lábio superior.