Topo

Franjas do momento levam corte reto e são levemente desfiadas

Tatiana Izquierdo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2014 07h10

Curtas, laterais, retas, desfiadas, longas... Atemporais, as franjas nunca saem de moda e o estilo de corte é sempre adaptado para cada rosto e personalidade. Porém, certos modelos vivem seus altos e baixos e, atualmente, aquela mais curta, na altura das sobrancelhas, vive dias de glória. Considerada um acessório, a franja ajuda a mulher a criar visuais incrementados de forma prática e rápida.

Um dos atributos da franja é deixar o visual sedutor. Porém, é preciso cuidado na hora de escolher o caimento, formato e a altura dos fios. "É preciso analisar a textura dos cabelos, o formato e os traços do rosto e a altura da testa", explica o cabeleireiro Thiago Fortes, de São Paulo, responsável pelo recente visual da cantora Anitta. A partir daí, a franja é definida em um corte adequado, que pode ser usado para afinar traços, dar leveza, volume, rejuvenescer, disfarçar testas muito altas ou muito curtas. "Cada rosto deve ser analisado por um profissional, que é o grande aliado nessa escolha”, resume Fortes.

Quem pode aderir
O uso da franja não tem contra-indicação. "Nenhum formato de rosto é proibido, desde que se encontre o estilo ideal para cada um. Os rostos que se adaptam melhor à franja curta do momento são o retangular alto, hexagonal com lateral reta, losangular e triângulo invertido", explica o cabeleireiro Marcelo Moreira, do salão Dame De Lis Salon, em São Paulo. Quem tem a face arredondada ou ovalada deve conversar com o cabeleireiro para escolher um modelo levemente lateral para suavizar as formas. A manutenção do corte requer cuidados de 20 em 20 dias, dependendo da velocidade do crescimento do cabelo, para que o caimento não fique com aspecto desleixado.

No mais, a versatilidade da franja pode ser um atrativo para as mulheres que querem inovar no look. Quem deixa os fios mais longos, abaixo das sobrancelhas, por exemplo, pode recorrer à pomadas com efeito matte ou modeladores para ajeitá-las sensualmente de lado. "Já quem aposta na franja da moda, curtinha, deve deixar os fios alinhados, com o uso do secador e da prancha. Recomendo o uso de leave-in termoativado antes da secagem, para evitar o ressecamento dos fios", orienta Moreira.