Topo

Unhas borradas, cromadas e "peladas" estão entre as apostas para o inverno

Unhas "peladas" são apenas cobertas com base e algum tipo de brilho nas pontas - Divulgação/Cosmopolish Nail Bar
Unhas "peladas" são apenas cobertas com base e algum tipo de brilho nas pontas Imagem: Divulgação/Cosmopolish Nail Bar

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

22/06/2014 07h05

Você troca de esmalte com a mesma frequência que muda de roupa? Pode parecer exagero, mas as unhas ganharam tanto destaque que, para muitas mulheres, viraram até acessórios. Hoje, possuem o mesmo status de um par de brincos ou um colar, por exemplo. E, assim como na moda, as tendências mudam a cada estação.

Mas, a exemplo do vestuário, nem todas as tendências combinam com todos perfis. Por isso, é importante saber a melhor maneira de atualizar seu estilo dentro de cada aposta. Para as mais vaidosas ficarem por dentro do que vem por aí no inverno 2014, o UOL Beleza consultou especialistas no assunto. Veja a seguir quais serão os maiores hits de manicure na estação mais fria do ano:

Unhas metalizadas
"Os esmaltes com glitter em formato hexagonal, em vários tamanhos, estarão em alta e são boa alternativa para as fãs dos metalizados. Eles aparecem em cores como dourado e prata", indica Danielle Honorato, responsável pelo blog "Unha Bonita". Outra opção são os esmaltes cromados. Para quem prefere os tons claros, aposte nos perolados. A intenção é criar pontos de luz em visuais que são, tradicionalmente, mais sóbrios por causa da estação.

Nail art
Quem não dispensa uma criação mais artística e é fã de cores claras vai encontrar uma tendência sofisticada na próxima temporada. “Estarão em alta nail arts que deixam partes da unha 'pelada'. Isso é, sem cor, em uma referência clara às transparências nas roupas”, diz Agnes Cruz, diretora de marketing e estilo do salão Cosmopolish Nail Bar, em São Paulo. Outra nail art que chega bem posicionada --essa para as fãs de criações impactantes-- é a unha manchada, como se não tivesse sido limpada nas laterais. A moda surgiu com a cantora Lorde.

Unhas nude
As mulheres mais clássicas e sóbrias, fãs de esmaltes nude, podem apostar em tonalidades rosadas, off-white ou ocre. As que não curtem, inclusive, nenhum tipo de brilho, podem se animar com a volta da textura matte. Raíssa de Mello João, diretora de tendências do salão Cheers Nail Club, em São Paulo, acredita que o acabamento matte vai voltar. “Nas cores certas, o efeito opaco agrada muitas mulheres”, diz.

Tons pastel
As cores mais claras também ganham espaço na temporada. "Além do verde militar, aposto nos acinzentados, mantendo o mesmo padrão de tonalidade pastel'", diz Raíssa. Danielle  complementa: "Sempre existe lugar para o verde-menta e azul-céu. São 'cores de doces' [candy color] que nunca falham em fazer a cabeça das fashionistas".