Topo

Make de inverno: base com hidratante e FPS ajuda no cuidado da pele

No inverno, use a maquiagem como aliada da pele - Rogério Cassimiro/UOL
No inverno, use a maquiagem como aliada da pele Imagem: Rogério Cassimiro/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

18/07/2014 07h10Atualizada em 07/11/2014 18h48

O nécessaire de maquiagem pode ser incrementado no inverno, de modo a proporcionar benefícios à sua pele nesta época na qual, de acordo com Carla Bortoloto, dermatologista de São Paulo, ocorre o ressecamento da tez. "Isso por causa da perda de água para o ambiente, causada por fatores como a diminuição da umidade do ar, água com temperatura elevada no banho, uso de sabonete em excesso e o atrito com tecidos grossos", explica a médica. Por isso, a hidratação no período deve ser mais intensa.

Quando se trata da pele do rosto, exposta por um período mais longo, vale lançar mão de cuidados que vão além do creme hidratante pós-banho. É aí que entra a maquiagem, afinal, os cosméticos atuais acumulam funções que vão da proteção contra os raios UV até hidratação e proteção, graças aos ativos hidratantes e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. As bases exercem papel importante neste cenário pois, além preparar a face para receber as cores da make, estão disponíveis em texturas e acabamentos diferentes para que cada tipo de pele fique confortável durante o inverno.

Escolha sua base
Para Chloé Gaya, maquiadora e consultora do salão Jacques Janine, em São Paulo, durante o inverno, as peles ressecadas devem ser preparadas com base cremosa ou líquida, sem efeito matificante, enriquecidas com ativos hidratantes e FPS. “Vale a pena investir também em um primer e evitar muitas manipulações durante o dia para que a pele não descame”, ensina. Apenas retoque, se necessário, a área abaixo dos olhos, região delicada que perde produto com facilidade. A maquiadora também sugere misturar a base com um pouco de hidratante de textura leve e fluida para criar uma aparência natural.