Topo

Beleza aos 40: maquiador das famosas ensina a conquistar o look ideal

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 07h10Atualizada em 28/07/2014 16h27

Os 40 são os novos 30. Que o diga as famosas desta faixa etária, todas exibindo corpo, pele e cabelos de causar inveja. Jovens e luminosas, elas mantêm o ar jovial e quebram antigas regras de visual, lançando tendências e servindo de inspiração. Fatores como pele mais seca, com perda de elasticidade e tônus, são assimilados com naturalidade por elas, que os driblam não apenas com cabelo e maquiagem atuais, mas também com cuidados extra. “Nesta fase, os cosméticos devem oferecer múltiplas funções a fim de atender necessidades como redução da flacidez, preenchimento das rugas evidentes, hidratação e melhora do relevo cutâneo”, explica a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo.

Além da nova rotina de beleza, há uma série de questões que faz com que muitas mulheres de 40 hesitem diante de um novo corte de cabelo ou na hora da maquiagem. Para cessar essas dúvidas, Celso Kamura, maquiador e cabeleireiro de São Paulo (que atende, entre outras famosas, a apresentadora Angélica, 40), revela truques e derruba mitos da beleza aos 40.

Maquiagem neutra é a melhor escolha para a mulher de 40 anos?
Quando a pele é bem cuidada, a mulher de qualquer idade terá a opção de variar entre um visual clássico ou mais sexy. "Dependendo do estilo dela, uma maquiagem mais ousada vai pedir apenas que ela escolha entre olho ou boca", explica Kamura. Se for mais clássica, a mulher pode usar uma sombra marrom ou cobre à noite e manter a sofisticação. A regra é não exagerar.

Qual a melhor maneira de preparar a pele com linhas de expressão?
"É importante não aplicar base em excesso, para não acentuar marcas. Uma base HD, BB Cream e primer são os produtos ideais para esse tipo de pele", sugere o profissional.

Pó compacto é permitido?
Sim, eles funcionam bem para disfarçar poros abertos. Segundo Kamura, a camada de pó compacto pode ser generosa, para uniformizar a tez.

Há restrição na hora de escolher a cor do batom?
Na verdade, a boca precisa ser bem desenhada, devido aos sulcos que podem surgir ao redor dos lábios. "Aos 40, escolha batons com textura matte ou cremosa e evite acabamentos brilhantes ou molhados", sugere Kamura. Lábios finos demais se beneficiam do contorno com lápis de cor idêntica à do batom. Assim, o sorriso ficará mais definido.

Cabelo comprido, pode?
"Sim, mas a hidratação é indispensável para mantê-los bonitos". De acordo com Kamura, aos 40 o resultado de lavagem e secagem natural não é satisfatório porque a textura do cabelo muda ao longo dos anos. Escovar as mechas e modelá-las de forma adequada vai evitar o frizz e a aparência ressecada.

Qual o comprimento ideal para fios mais longos?
Cinco dedos abaixo dos ombros é o mais adequado. "Mas, claro que há mulheres que ultrapassam, pois depende do gosto de cada uma", diz Kamura. O cabeleireiro também alerta ao perigo da franja, que, apesar de rejuvenescer, pode criar um ar infantilizado.

E se o corte for curto?
Cabelo curto é uma ótima pedida aos 40, mas também depende do estilo de cada uma, segundo Kamura. "Se a escolha for um pixie, que está em alta no momento, a maquiagem de todos os dias deverá ser elaborada para manter um visual sofisticado", completa.

O que fazer com os cabelos brancos?
"Há três opções: a primeira é usar um tonalizante para 'maquiar' os fios. Mesmo os mais escuros vão ganhar um tom mel, dourado ou bronze e criar uma luminosidade no visual. Também é possível fazer luzes para camuflar o branco ou pintar todo o cabelo", enumera Kamura. Se tomar a decisão da tintura completa, escolha dois tons abaixo da cor natural dos fios para criar um visual mais suave, porém será necessário fazer retoque todos os meses. Já as luzes podem ser feitas em um período mais espaçado.

Como assumir os fios grisalhos sem parecer mais velha?
"Nesse caso, a aparência precisa transmitir beleza e escolha. A mulher precisa estar bem vestida, maquiada e adotar um corte de cabelo bem feito. Ela precisa mostrar que está com tudo”, avisa o cabeleireiro e maquiador.