Topo

Cintia Dicker e maquiador da novela revelam dicas para pele com sardas

29.out.2013 - Cintia Dicker durante a SPFW Inverno/2014. Adepta de uma beleza natural, a modelo e atriz não esconde suas sardinhas, mas não dispensa o protetor - Flávio Florido/UOL
29.out.2013 - Cintia Dicker durante a SPFW Inverno/2014. Adepta de uma beleza natural, a modelo e atriz não esconde suas sardinhas, mas não dispensa o protetor Imagem: Flávio Florido/UOL

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 07h20

Quando ainda era criança, a modelo e atriz Cintia Dicker, que atualmente está interpretando a personagem Milita na novela "Meu Pedacinho de Chão" (Globo), não gostava de suas sardas. Hoje, aos 27 anos, ela diz amar as manchinhas no rosto e acredita que foi justamente o aspecto pintadinho que ajudou a alavancar sua carreira. "Em vários trabalhos que faço, as minhas sardas acabam como o destaque", afirma Cintia.

Rubens Libório, caracterizador da novela das seis, também aposta na beleza natural da ruiva. Por isso, não esconde as sardas da personagem Milita, que quase não usa maquiagem e aparece com a pele preparada apenas com foco na correção, já que a ideia é destacar a beleza natural de Cintia. "Usamos uma base bem leve, fazemos somente profundidade e colocamos um dourado nas sobrancelhas. Não escondemos nem realçamos as sardas. Deixamos o mais natural possível", conta o maquiador.

O segredo da pele de Cintia na novela, que sempre aparece bem iluminada e com aspecto saudável, é a hidratação. "Após aplicar um hidratante de boa qualidade, passamos um primer para receber a maquiagem. Só depois disso é que fazemos a correção. Sempre damos uma iluminada com maquiagem, mas o iluminador não deixa a pele mais viçosa, a responsável pelo 'ár de saúde' é a hidratação", garante Libório.

Cuidados diários
No dia a dia, Cintia é bastante aplicada quando o assunto é cuidar da aparência, e não gosta de esconder as sardas. Por isso, os cuidados com a pele continuam. Para as sardas não escurecerem, ela protege o rosto com protetor solar 90. Para manter a aparência, ela prefere não usar maquiagem para o rosto "respirar". " Quando não estou trabalhando, só uso protetor solar e deixo as sardas bem aparentes. Tento usar o mínimo possível de maquiagem", explica.

Um de seus segredos para deixar o rosto bem hidratado é um concentrado de vitamina C. A atriz também sempre anda com uma água termal na bolsa. "Uso várias vezes ao dia. Ela serve para a pele ficar com um ar mais fresquinho", afirma.

Para Libório, a atriz cuida muito bem da pele, e isso é muito importante, principalmente se a mulher possui muitas sardas. "As sardas ficam mais acentuadas se não usar protetor solar. As da Cintia são bem discretas, por conta de todo o zelo que ela tem", diz o caracterizador.

Esconder ou realçar?
Segundo o maquiador Rosman Braz, para alcançar uma pele bonita, mas esconder as sardas, a melhor solução é usar o corretivo, depois de tratar com protetor solar e primer. "Para pele branca mais rosada, comum nas ruivas e com sardas, recomendo um corretivo esverdeado, para esconder bem as manchinhas", explica Braz.

Se você ainda não encontrou o corretivo ideal, outra dica é optar por uma base de melhor cobertura. "No lugar do corretivo de boa cobertura dá para optar por uma base, que dá um efeito ainda mais leve", sugere a professora de maquiagem Camila Irala, da escola Madre Conhecimento Criativo.

Por fim, você também pode tirar o foco das sardas. "A mulher pode marcar bem os olhos ou a boca, para tirar o foco das bochechas, que normalmente é onde mais aparecem as sardas", diz o maquiador Rosman Braz.

Se o intuito é destacar ainda mais as marquinhas, o melhor a se fazer é cuidar com disciplina da pele e manter sempre em dia a hidratação, a limpeza, e não esquecer do protetor solar. "Depois de preparar a pele, vale usar apenas um corretivo leve só para disfarçar olheiras e algumas marquinhas", diz a professora de maquiagem Camila. Caso queira igualar o tom da pele como um todo, também é indicado investir em bases leves ou BB creams.

E quem adoraria ter sardas, mas não tem, pode optar por fazer as manchinhas em casa, sem riscos para a pele, é claro. A Topshop lança neste mês, no Reino Unido, o Freckle Pencil; em tradução literal para o português, "lápis de sardas". O item serve para fazer manchinhas que imitam sardas, ou reforçar as já existentes.