Topo

Truques caseiros e produtos ajudam o esmalte a secar mais rápido; aprenda

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 07h00

Foi-se o tempo em que era possível ficar no salão batendo papo enquanto o esmalte secava. No corre-corre de hoje em dia, se já é difícil conseguir tempo para ir à manicure, esperar pacientemente o produto secar está fora de cogitação. Por sorte, alguns truques simples aceleram o processo de secagem do esmalte. E o melhor de tudo: eles podem ser feitos em casa. 

“Qualquer contato com as unhas recém-feitas, seja frio ou gelado, favorece a secagem do esmalte. O segredo é a temperatura, que tem que ser fria. Tanto que, no inverno, as unhas secam bem mais rápido do que no verão”, explica a manicure Gisele Camargo, proprietária do salão Gi Camargo Nail Bar, em Higienópolis, São Paulo.

“Além do ganho de tempo, secar as unhas rapidamente reduz o risco de amassar, marcar ou borrar o esmalte”, conta Gisele, que é queridinha da atriz Carolina Ferraz. Para ajudar a acelerar o processo, o UOL Beleza conversou com especialistas que contaram os seus truques na hora de fazer o esmalte secar mais rápido. Veja abaixo:

Gelo
Talvez essa seja uma das técnicas mais antigas e que realmente dá certo. De acordo com a manicure Vania Rocha, do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o truque funciona, mas tem algumas regras. “Espere dois minutos após a aplicação do esmalte e mergulhe os dedos por cerca de um minuto em um recipiente com água e gelo. Deixe secar naturalmente”, ensina.

Água fria
A dica da Gi Camargo para o inverno é muito prática: colocar as unhas diretamente na água corrente da torneira. “Nessa época a água sai muito fria, o suficiente para secar o esmalte sem precisar de vasilha”, sugere.

Ar frio do secador
Aproveitar o jato frio do secador de cabelo também pode ser útil na hora da pressa. “Use um secador com ar frio, posicionando o jato sobre as unhas e respeitando uma distância de pelo menos 20 cm entre o secador e as mãos. Bastam alguns minutinhos”, orienta  Vania.

É melhor que o ar do secador esteja na  velocidade mais baixa, como as unhas são pequenas, não há necessidade de um jato muito forte.

Ventilador
“Um ventiladorzinho de mesa é outra opção. Diferentemente do que muita gente pensa, o vento não faz bolinha, é o calor que acaba aquecendo o esmalte”, declara Gi Camargo.

Camadas suaves
A espessura das camadas de esmalte interfere diretamente no tempo de secagem. “Três camadas bem finas secam mais rápido do que duas camadas grossas”, diz Raíssa de Mello João, diretora de tendências do Cheers Nail Club, da Oscar Freire, em São Paulo. 

O segredo desse truque é deixar o esmalte secar antes de aplicar a próxima. Além de fazer com que seque mais rápido nas unhas, camadas finas deixam o esmalte mais uniforme, o que reduz o risco de amassar quando estiver recém-aplicado ou de lascar, nos dias seguintes; dessa forma, a pintura vai durar mais.