Topo

Sombré é a técnica de luzes do momento e conquista até as famosas; conheça

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

18/08/2014 07h10

O tópico "cabelos" está constantemente no topo da lista de preocupações das mulheres. Para mantê-los atuais não faltam processos, que variam do corte ao tratamento, passando pela coloração. E a última ainda oferece, a cada temporada, diferentes técnicas para deixar os fios na moda. A mais pedida nos salões atualmente atende pelo nome "sombré" --uma variação delicada de luzes (ou mechas) da já conhecida "ombré"-- e consiste em um degradê com acabamento natural, que propõe uma transição gradual do tom mais escuro para o claro. "As mechas são dispostas como uma sombra, sem criar marcação. Assim, destacam-se os fios que iluminam o fundo, mudando o visual sem alterar drasticamente a cor", explica o cabeleireiro Tiago Parente, que comanda o salão Crystal Hair Leblon, no Rio de Janeiro.

O colorista Juha Antero, do M.G Hair Design, em São Paulo, foi um dos primeiros a difundir a técnica. "Diferente do 'ombré' e das luzes californianas, as mechas garantem acabamento sombreado, criando um efeito de sobreposição. Ela é realizada com dois ou três tons mais claros do que a cor de fundo", explica. O resultado é adequado para a temporada, na qual saem de cena os cabelos com luzes marcadas no comprimento. Ideal para quem tem fios escuros e deseja clarear de maneira sutil, o "sombré" pode ser feito em todas as cores de cabelo e realça a expressão.

mechas Sombré - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marina Ruy Barbosa e a modelo Géssica Welter são adeptas do "sombré"
Imagem: Reprodução/Instagram

Como entrar na moda
O degradê sutil, que começa mais escuro na raiz e termina em pontas suavemente claras, é conseguido com mechas finas mescladas desde o topo da cabeça (inclusive na franja) --e não apenas no comprimento. As pontas podem ser tingidas com até cinco tons mais claros do que o fundo. "Tudo depende do quanto a mulher deseja mudar o visual. Para um leve sombreado, imitando reflexos naturais de sol, passamos do mais intenso na raiz para o clareamento em degradê, esfumando os fios", explica Parente. Caso o cabelo seja natural e nunca tenha recebido tintura, o processo pode ser feito com coloração. Do contrário, a descoloração é necessária. "Após clarear os fios, é feita a matização, que neutraliza ou intensifica a cor para chegar na tonalidade esperada", acrescenta Antero.

O tom das mechas varia de acordo com a cor natural dos fios e a tonalidade final desejada. Nuances caramelo e mel são eficientes para atingir o objetivo em cabelos castanhos. Já as loiras pedem um "sombré" com tons platinados ou dourados bem claros e a necessidade de descoloração muda conforme o desejo de clarear as madeixas.

Manutenção e cuidados
"A manutenção pode ser feita entre quatro e seis meses. Em casa, capriche nas hidratações semanais com máscaras e ampolas para cabelos tingidos, a fim de driblar o ressecamento causado pela química e não se esqueça de aplicar um protetor térmico toda vez que for secar ou fazer chapinha", aconselha Juha Antero.