Topo

Em alta, olho borrado dramatiza o look e tira ar certinho da maquiagem

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 07h00Atualizada em 10/11/2014 16h54

Aposta de grifes como Lanvin e Just Cavalli, o olho borrado é considerado uma variação da famosa maquiagem esfumada e tem um apelo “rocker” fácil de ser conquistado. A ideia de make derretida com o passar do tempo faz parte de uma proposta atual do mundo da beleza, que busca um visual natural e verdadeiro, sem correções.

Como usar

Cheio de personalidade, o borrado que se concentra nos cílios inferiores valoriza olhos pequenos, mas pede alguns cuidados para que você não apresente de imediato um visual de fim de noite. De acordo com Jake Falchi, maquiadora nacional da M.A.C Cosméticos, é preciso se preocupar com a região da olheira, que tende a ter um aumento de oleosidade natural. “Indico a aplicação de um pó leve e transparente depois do corretivo, assim a área fica sequinha e evita que o borrado desça demais. O pó também disfarça linhas de expressão”, explica.


Já o maquiador Luciano Alencar, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, ensina que o olhar borrado deve ser combinado com uma maquiagem harmoniosa. “O ideal é criar uma make que levante o olhar, como usar o delineador gatinho mais grosso, feito com sombra preta na pálpebra móvel”, sugere. Fácil de fazer, a tendência pode ser recriada com um traço completo nos cílios inferiores, com um pouco menos de intensidade no canto interno. Luciano ensina que um pincel chato ou até mesmo o dedo anelar pode espalhar o produto e criar a espessura borrada que mais agradar. Para Jacke Falchi, não há um limite para o olhar borrado, porém, quem não tiver o hábito de usar o look, pode explorá-lo de forma discreta, fazendo o contorno dos olhos com um produto mais leve.

Aposte no produto certo

Para um efeito sutil, um lápis de ponta macia ou uma sombra em pouca quantidade ajuda a criar um visual delicado e a manter um acabamento seco. Para um olhar dramático, invista em produtos de alta pigmentação e textura molhada, que ajudam a passar a ideia de maquiagem derretida com mais força.