Topo

Clássico repaginado: corte chanel está de volta e conquista as famosas

Tatiana Izquierdo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2014 07h00

O visual que fez sucesso nos anos 90 volta repaginado e com um toque moderno. Com cortes e texturas diferenciados, o famoso corte chanel --conhecido por ter seus fios bem lisos e corte reto na altura do queixo-- ganha nova identidade. O cabeleireiro Rodrigo Cinta, do salão Studio W, em São Paulo, e do programa "Esquadrão da Moda" (Sbt) dá a dica: "Com a chegada da temporada mais quente, os fios curtos viram tendência por manter o visual fresco e despojado. O corte clássico cai bem em todas as idades e é recomendado para mulheres com formato de rosto oval e triangular". Atualmente, a atriz Andreia Horta, no ar como Maria Clara na novela "Império" (Globo), exibe o corte em uma versão moderna.

Para as mulheres com formato de rosto redondo ou quadrado, a dica é utilizar um corte com frente mais longa. "Entram nessas variações de chanel o corte 'bob', que tem a franja longa, o que cria um efeito de verticalização da imagem", explica Cintra. Para entrar na categoria de chanel, a altura dos fios deve estar um pouco abaixo do queixo. A versão atualizada traz um corte em camadas, para dar um efeito despojado e atual.

Repaginando o visual
Se na década de 90 o chanel fazia sucesso em uma produção refinada e alinhada, hoje os looks têm versão desconstruída e com toque de naturalidade. Para adotar o corte sem perder a jovialidade, troque a textura rígida por um visual cheio de bossa, com ondas desestruturadas e volume contido. "As variações hoje vão desde os cortes clássicos, com base reta e simétrica, passando pelo desconectado, que possibilita movimento com finalização ondulada e pontas para fora, até o corte com franja, que pode ser lateral ou estilo cortininha", ensina o cabeleireiro.

O segredo é estilizar
Para o cabeleireiro, o grande truque para garantir o ar natural é usar bons finalizadores. Spray salino, musse, ativador de cachos, pomada e leave-in fazem parte do arsenal. Algumas borrifadas de spray ajudarão a manter as ondas definidas e o volume controlado. Aplique também um creme sem enxague nos fios ainda molhados, o que ajuda a diminuir o frizz. "Para que o visual fique bem natural, aplique os produtos sempre com a ponta dos dedos, dispensando o uso de escovas ou pentes. Amasse os cabelos das pontas para a raiz, o que valoriza os repicados do corte", ensina Rodrigo.

A manutenção é importante e simples. O corte deve ser refeito a cada dois meses. "A grande vantagem dos fios curtos vem da praticidade de finalização. Seque os fios com as mãos para um efeito natural. Com uma leve escova modelada, você consegue um visual mais alinhado e formal", garante Rodrigo.