Topo

Máscaras para o rosto prometem tratamentos dignos de clínica de estética

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 07h00

Para trazer resultados eficazes e deixar as consumidoras contentes, a indústria dos cosméticos se une cada vez mais à tecnologia para fazer o setor crescer. Entre os produtos que fazem parte dessa dinâmica estão as máscaras de tratamento para o rosto com ingredientes exclusivos que facilitam o cuidado caseiro com a pele.

Segundo Katia Barbosa, esteticista e diretora do salão Menta Pimenta, em São Paulo, as máscaras possuem uma concentração maior de ativos, podem recuperar a vitalidade da tez com rapidez e trazer uma ação profunda e prolongada de seus benefícios. “Outra vantagem desses cosméticos é a ação de maneira específica, pois podem hidratar a pele, fechar os poros, aumentar a luminosidade, controlar a oleosidade, diminuir a vermelhidão, entre outros”, diz.

Katia também explica que as máscaras podem auxiliar nas etapas que antecedem tratamentos clínicos e na recuperação, pois algumas formulações ajudam a acalmar a pele. “Esses cosméticos são eficientes para aliviar alterações, como olheiras, acne, sulcos, cansaço e bolsas na área dos olhos. Bastam 15 minutos e a cútis apresenta um aspecto renovado”, conta a profissional.

Como escolher

De acordo com a dermatologista Suzy Rabello, de São Paulo, é importante consultar um especialista para tomar uma decisão mais acertada. “Mesmo que a receita médica não seja uma exigência, o profissional poderá recomendar o produto de melhor eficiência para cada quadro. Além disso, há cosméticos que devem ser usados em períodos específicos do dia, como os que pedem que não se exponha ao sol. Nesses casos, a orientação do especialista pode auxiliar muito”, explica.

Outra dica é verificar a composição dos produtos e conhecer os ativos para obter um resultado eficiente. Katia Barbosa ensina que o ácido hialurônico, por exemplo, é indicado para quem deseja hidratar a pele, já que o ativo permite que a célula absorva e retenha mais água. Para proteção anti-idade, ela indica cosméticos com vitamina C, que têm propriedades antioxidantes e eliminam os radicais livres. “Para revigorar a pele, verifique se a máscara contém ácido retinoico, substância que auxilia na produção de colágeno. Para controlar a oleosidade, escolha o ácido salicílico, que, por ser secativo e anti-inflamatório, diminui a produção de gordura da cútis. Hamamélis, própolis e melissa também são adstringentes e previnem a acne. Para acalmar a tez, uma máscara deve conter extratos vegetais de camomila, calêndula, azuleno ou aloe vera”, ensina.

Dicas de uso

Para a dra. Suzy, a aplicação depende de cada produto, por isso leia as instruções do rótulo. Além disso, é preciso conhecer os componentes para evitar reações alérgicas, embora os produtos não tenham contraindicações. Katia Barbosa explica que a forma de aplicação contribui para a ação prolongada, já que o produto fica em contato com a pele na concentração mais alta e por mais tempo. “A obstrução formada pela camada que se forma sobre a pele promove estímulo da circulação e facilita a penetração dessas substâncias, levando a resultados mais eficazes”, diz.