Topo

Coreia do Sul dispara na vanguarda dos cosméticos com variedade e exotismo

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 07h00Atualizada em 27/10/2014 11h55

Pele natural e impecável, livre de manchas, linhas de expressão e acne são características comuns na mulher sul-coreana. Com uma rotina de beleza repleta de passos --limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação são obrigações diárias--, elas contam com uma indústria rica em produtos de alto desempenho e preço acessível para manterem a tez jovem. “As coreanas são fortes consumidoras de cosméticos. Porém, esses cuidados são feitos de forma rápida, já que a aplicação de cada produto consiste em leves batidinhas na pele, diferente das brasileiras, que costumam esfregar os cremes”, diz Alcina Knabben, administradora e colaboradora do site brazilkorea.com.br, que promove a cultura e hábitos do país asiático.

A fama mundial dos cosméticos coreanos começou com o lançamento do BB Cream, que unifica funções e facilita as etapas de cuidado com a pele e maquiagem. “Os CC e DD Creams também já foram criados para renovar a linha de produtos multifunção acrescentando ativos anti-idade, por exemplo”, explica Alcina. Esses produtos serviram de inspiração para marcas tradicionais, que depois lançaram suas versões. Entre os hits de produtos do momento estão os clareadores de manchas, os séruns e as máscaras à base de cereais e ingredientes nada usuais.


Novidades exóticas

Conhecida pela maior taxa mundial de pessoas que se submetem a cirurgias plásticas, a Coreia do Sul também investe em ativos exóticos para atingir resultados cada vez mais satisfatórios, como é o caso do veneno de cobra e o muco de caracol. “Esses ingredientes são usados em máscaras de tratamento facial, para prevenir rugas e suavizar olheiras. O caviar foi outro ingrediente altamente explorado e, hoje, os produtos com pó de pérola, que contêm ácido hialurônico, fazem mais sucesso”, diz Alcina. Substituto do botox, que tem ação pouco duradoura, o ácido hialurônico é usado para preencher linhas de expressão e deixar a pele com aspecto mais natural e liso.

Quando o assunto é maquiagem, a indústria coreana traz opções com forte potencial para fazer sucesso entre as ocidentais, como é o caso das máscaras para cílio. “As coreanas possuem cílios pequenos e finos, por isso chegam a usar até três tipos de produtos ao mesmo tempo. Geralmente, as escovas são mais finas para criar um look de impacto e há até mesmo uma versão ajustável para alongar, curvar e alongar os pelos”, conta Alcina. Para o verão, que costuma ter altas temperaturas, as águas termais são essenciais para manter uma sensação de frescor, assim como outros produtos em spray, como o BB Cream. “Nesse período, elas também investem no fixador de maquiagem. Diferente do primer em creme, o spray é aplicado depois de a maquiagem estar pronta, assim ela dura mais”, diz Alcina.

Com pele mais clara, as coreanas buscam um visual saudável e natural, diferente das brasileiras, que gostam do tom bronzeado. Produtos como base, pós e BB Creams, por exemplo, ainda não possuem uma paleta de cores abrangente para ganhar o mercado brasileiro, porém a questão está em processo de revisão. "Algumas marcas já estão estudando tons mais rosados para os cosméticos que podem fazer sucesso no Brasil. A indústria coreana espera crescer cerca de 13% no País nos próximos anos", conta Alcina.

Onde encontrar

A oferta de cosméticos coreanos no Brasil ainda é pequena, já que a aprovação e regulamentação pela Anvisa é obrigatória. Contudo,  é possível achar algumas opções em lojas coreanas em bairros como Bom Retiro e Liberdade, em São Paulo, que concentram uma forte comunidade asiática. Outro meio de acesso são e-commerces, como o eBay e o Younic, que importam produtos. Já nos EUA, é possível encontrar lojas de marcas famosas da Coreia do Sul, como Missha e Skin Food. “Uma das marcas mais conceituadas, a It’s Skin, já está à procura de fornecedores no Brasil que queiram distribuir os produtos”, conta Alcina. A rede de varejo de cosméticos Ikesaki, em São Paulo, também já disponibiliza máscaras coreanas para tratamento facial.