Topo

Efeito brilhante na pele confere sofisticação à maquiagem leve e natural

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

10/11/2014 07h00Atualizada em 12/11/2014 19h15

Maquiagem neutra, com produtos de acabamento leve e natural, virou referência para a mulher contemporânea e sofisticada que reina nas semanas de moda. Na última temporada de desfiles internacionais, o nude ganhou uma nova companhia com a nuance criada pelo efeito glossy. O brilho de aspecto levemente molhado definiu a beleza de grifes como Donna Karan e Prabal Gurung, que apostaram no iluminador em regiões como maçã do rosto e centro da testa. Já na recém-terminada edição de Inverno 2015 da SPFW, a tendência apareceu um pouco mais moderada nos desfiles de marcas como Colcci, Animale e Patrícia Vieira.

Entre as famosas, o visual varia entre o acabamento brilhante natural --como usam a blogueira e apresentadora Julia Petit e a socialite Olivia Palermo-- e perolado, aposta frequente da cantora Taylor Swift e da atriz Kate Bosworth. Para a maquiadora Tatiana Donadio, do salão Studio W Alphaville, em São Paulo, o efeito glossy funciona em uma tez bem preparada e cuidada, pois assim o brilho será característico de uma pele hidratada e natural.


Como conquistar o efeito

As etapas que compõem uma pele glossy passam pela limpeza, uso de água termal, hidratante e primer acetinado, que devem ser aplicados sem moderação, segundo Tatiana. “O primer acetinado e o creme para a área dos olhos deixam a pele naturalmente iluminada. Em seguida, aplique uma camada fina de base, com o auxílio do pincel, e corretivo em tom idêntico ao da pele na região das olheiras e canto interno dos olhos. Ao final, passe um pouco de pó translucido sobre a zona T, usando uma esponja de maquiagem”, ensina a profissional. Para um efeito ainda mais leve, é possível substitui a base por um BB Cream. “Por ter hidratante na composição, o produto ajuda a pele a ter brilho natural extra. Perfeito!”, diz a maquiadora.

Depois da preparação, Tatiana sugere o uso de iluminador de textura cremosa e tom perolado e de primer acetinado ou creme anti-idade para quem tiver a pele madura. “As têmporas podem ser destacadas com iluminador líquido para o dia, que dá um efeito bem natural e viçoso à pele. O mesmo creme para a região dos olhos pode ser reaplicado por cima da base para um efeito 'glow' na região das têmporas, subindo para a lateral da testa em formato de C. O blush em tom de pêssego ou rosa claro pode finalizar a maquiagem”, ensina Tatiana.

Caso o iluminador escolhido seja em pó, a maquiadora ensina que o ideal é usá-lo de maneira restrita, pois a cobertura seca pode evidenciar linhas de expressão. “Os pontos da zona T devem ser levemente cobertos por primer em pó, assim o rosto não ficará com aspecto de oleoso. Essa região da testa e nariz deve ser destacada com luz e não brilho”, explica a maquiadora.