Topo

Currículo da beleza: Penélope Cruz aposta na união do sexy com o natural

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/11/2014 07h00Atualizada em 19/11/2014 19h33

Penélope Cruz transmite beleza e sensualidade com um visual simples e elegante. Filha de donos de salão de beleza, a atriz aprendeu truques para manter os cuidados em dia, como cortar o cabelo e fazer depilação. A espanhola também é porta-voz de uma das marcas de cosméticos mais tradicionais da França e, neste ano, ganhou o título de mulher mais sexy pela revista "Esquire". Para ela, a chave do sucesso está no look natural. Em um dia normal, máscara para cílios e batom são suficientes para uma produção. Na hora de manter a forma, dança, pilates e ioga compensam as refeições das quais ela não abre mão ao longo do dia.

Com poucas variações no visual ao longo de sua carreira, Penélope Cruz construiu uma identidade forte, na qual os olhos delineados e os lábios carnudos com batom nude são escolhas até para eventos no tapete vermelho.

Make simples e natural

Juliana Rakoza, maquiadora do Studio W Iguatemi, em São Paulo, explica que o look da atriz é funcional e potencializa o olhar sexy que ela tem. “A sombra marrom para uma maquiagem esfumada é uma ótima opção, pois não envelhece e combina com qualquer visual. O formato de olho da Penélope é amendoado, por isso ela alterna entre delineador e olho esfumado. Eu amo quando ela usa a sombra bronze cintilante e o delineador, por exemplo. Fica super sensual”, diz. Cores como bronze, dourado e cobre caem bem em pessoas de pele morena, diferente de sombras branca ou prata, que empobrecem o visual.

Aos 40 anos, a atriz apresenta algumas linhas de expressão na região da testa e olhos, porém, aposta nos produtos certos para suavizar essas características. “Para a pele madura, não basta apenas aplicar a maquiagem. É preciso uma preparação com hidratante e primer. Dê preferência aos primers com ‘difusores óticos’ na composição, pois o ingrediente reflete a luz e minimiza linhas de expressão, deixando a pele luminosa com ar de ‘red carpet’. A base precisa ter uma cobertura média, as líquidas funcionam melhor. Afinal, é preciso cobrir as imperfeições naturais na pele madura”, explica Juliana. A maquiadora também incentiva o uso de iluminador líquido na região dos olhos para minimizar a aparência de linhas e suavizar as olheiras, antes da aplicação do corretivo. “Também gosto muito de usar lápis preto ao redor dos cílios para deixar o look mais sexy”, conta a maquiadora.

Na hora de ousar, Penélope investe no clássico batom vermelho com acabamento matte. A textura é ideal para quem possui lábios volumosos, pois evita um visual vulgar. “Gosto de vinho e magenta, combinando com um olho iluminado ou delineado e, se os olhos forem o foco, basta um batom no tom pêssego ou nude”, sugere Juliana.

Cabelos longos e com movimento

Os fios compridos que a atriz sempre manteve ganham leveza com o corte em camadas. Para o cabeleireiro Marcelo Brito, do Studio Tez, em São Paulo, essa é a maneira mais acertada de sustentar o visual. “A partir dos 40 anos, é preciso ter um pouco mais de cuidado em relação ao comprimento das mechas, porém descarto a teoria de que mulheres mais velhas não podem usar cabelos longos. Entre os cuidados essenciais para ter um visual que não pese estão o corte em dia, coloração, para esconder os fios brancos, e hidratação, pois os procedimentos químicos tendem a deixar os fios cada vez mais danificados”, explica.

Outra forte característica do visual de Penélope é a franja, que traz leveza à face e cria um ar jovial. “Não importa se a franja é reta ou diagonal. Em Penélope, o visual fica sofisticado”, diz o profissional. Quando o assunto é coloração, Marcelo sugere tons quentes que ajudem a criar um ar saudável. “Dourado, mel acobreado e marrom são ideais para favorecer a pele morena”, ensina o cabeleireiro.